Edição 351Abril 2024
Segunda, 20 De Maio De 2024
Editorias

Publicado em 23/12/2020 - 7:18 am em | 0 comentários

Divulgação

Pesquisa aponta luto como a “palavra do ano” no Brasil

Expressão do sentimento dos brasileiros em 2020

Pesquisa aponta luto como a “palavra do ano” no Brasil

Luto foi identificada como a palavra que melhor representa 2020, em levantamento feito pela consultoria Cause, em parceria com Instituto Ideia Big Data. Em sua quinta edição, a escolha da palavra do ano visou entender o espírito da época, o sentimento dos cidadãos em relação ao ciclo que se encerra e gerar discussões a partir dessa escolha. O entendimento traz reflexões e aprendizados coletivos, pela perda significativa de entes queridos levados pela Covid-19, pelos momentos perdidos ou adiados, pela ausência de despedidas.

A eleição da palavra que melhor representa o sentimento dos brasileiros se deu em três etapas. Na primeira, especialistas de diversas áreas de atuação da comunicação sugeriram palavras que, na visão deles e delas, melhor resumiam o espírito da época desse ano tão peculiar e que pudessem ser finalistas à palavra do ano.

Estes foram os especialistas participantes: Ad Junior, Andrea Siqueira, David Diesendruck, Denise Gallo, Claudio Yusta, Hussein Kalout, Ilona Szabó, Marcel Fukayama, Melina Risso, Paula Mageste, Ricardo Gandour, Rodrigo Pipponzi, Rômulo Neris, Roseani Rocha e Thiago Amparo.

Na segunda etapa, estrategistas e sócios da Cause fizeram uma combinação entre as palavras ou conceitos mais citados pelos especialistas, os mais pesquisados em ferramentas de busca da internet e também os mais citados e comentados em redes sociais. Dessa curadoria surgiram as sete palavras finalistas: luto, resistência, isolamento, queimada, saudade e antirracismo.

 Na terceira e última etapa, uma pesquisa nacional de opinião, apontou, dentre as finalistas, aquela que o público escolheu como palavra do ano 2020: luto. A Ideia Big Data ouviu 1.200 pessoas, através de ligações telefônicas, entre os dias 14 e 16 de dezembro. A margem de erro é de 3% para mais ou para menos. Luto foi escolhida por 30,2% dos entrevistados.

“Num ano em que pelo menos 180 mil famílias brasileiras perderam alguém por conta do coronavírus, não surpreende que luto represente o sentimento das pessoas. Fazemos há cinco anos esta pesquisa e, sem dúvida, essa foi a palavra mais dura de todas”, afirma Leandro Machado, cientista político e sócio fundador da Causa.

“A vida do brasileiro comum está permeada de dificuldades: na saúde, no emprego, na mobilidade urbana e na falta de segurança. A palavra de 2020 reflete a dura realidade do dia a dia vivido neste ano tão desafiador e atípico”, acrescentou o presidente do Ideia Big Data, Maurício Moura.

Responder