Edição 352Maio 2024
Quinta, 13 De Junho De 2024
Editorias

Publicado em 11/07/2022 - 6:30 am em | 0 comentários

Divulgação

Pé no freio

Brasil deverá ter 4,1% de crescimento sobre 2021

Pé no freio

Nelson Tucci

Ao invés dos 9,4% projetados no início do ano, a produção de veículos no Brasil deverá ter 4,1% de crescimento sobre 2021, com 2,3 milhões de novas unidades totalizadas até dezembro. Esta é a estimativa revisada pela associação das montadoras (a Anfavea), justificando os novos números em razão da queda de vendas este ano, particularmente no primeiro trimestre.  

“Mesmo com a recuperação no segundo trimestre, os fracos resultados do início do ano impactaram os números do primeiro semestre, na comparação com o mesmo período de 2021”, disse Márcio Lima Leite, que baixou o ânimo desde a sua festiva posse realizada em Brasília, no mês de maio último. Inflação galopante, subida dos juros no financiamento e dificuldades persistentes nas linhas de montagens (com a falta de componentes no mercado) são um conjunto perverso de fatores apontados pelas montadoras para justificar o recuo de 5% no semestre (contra igual período do ano anterior) e refrear o ânimo daqui até o réveillon.

E para dizer que não falei das flores, o mercado externo deverá receber 460 mil unidades até 31 de dezembro, o que, se confirmado, representará alta de 22,2% sobre o ano passado.

Leia mais em www.veiculosenegocios.blogspot.com.br

Veículos & Negócios é publicada mensalmente na versão impressa do jornal Perspectiva e atualizada semanalmente no blog.

Responder