Patrocínio ao Programa Fábricas de Cultura beneficia populações periféricas
O Programa Fábricas de Cultura conta neste ano com o patrocínio do Mercado Livre, Instituto CCR e ViaMobilidade para as ações e serviços realizados junto à comunidade. A iniciativa da Secretaria da Cultura, Economia e Indústria Criativas do Estado de São Paulo é gerenciado pela OS Poiesis e no ano passado atendeu 910.270 pessoas e realizado 2.835 atividades.
Os recursos ajudam a ampliar a realização de dezenas de atividades artísticas e de formação das unidades localizadas nas comunidades periféricas, como Brasilândia, Jaçanã e Vila Nova Cachoeirinha, na zona Norte de São Paulo; Capão Redondo e Jardim São Luís, na zona Sul da capital paulista; Diadema e Osasco, na região metropolitana, e a de Iguape, no Vale do Ribeira.
As Fábricas de Cultura são espaços de acesso gratuito e acolhimento criativo para moradores das periferias de todas as idades e que buscam lazer, ampliar os diversos conhecimentos por meio de atividades livres e formativas no campo artístico e da tecnologia 4.0. Além da agenda de shows, apresentações cênicas, performances e outras atrações artísticas, o programa realiza cursos, projetos focados na dança, no circo e na moda, e também oferece bibliotecas e estúdios de gravação de áudio.
“Levar oportunidades de desenvolvimento para os jovens das comunidades é um dos principais objetivos das Fábricas de Cultura. Além disso, o nosso foco é promover a liberdade de expressão e formar cidadãos. Contar com o Mercado Livre, Instituto CCR e ViaMobilidade fortalece a iniciativa e possibilita ampliar o alcance de nossas ações”, ressalta o diretor geral do programa, Dennis Alexandre de Oliveira.
O público interessado pelos cursos, de curta e longa duração, e pela cessão de espaço para desenvolver o próprio projeto e ensaios, deve fazer as inscrições e formulários de agendamento presencialmente, na Fábrica de Cultura mais próxima da comunidade onde vive.