Museu do Café comemora hoje 22 anos com programação cultural
Competição artística, música e oficina de argila para a confecção de xícaras integram hoje a programação alusiva aos 22 anos do Museu do Café, na Rua XV de Novembro, 95, no Centro Histórico de Santos. Além disso, o público poderá visitar gratuitamente as áreas expositivas, que abrangem o Salão do Pregão e duas mostras: a temporária “Café árabe, um símbolo de generosidade”, e a de longa duração “Café, patrimônio cultural do Brasil: ciência, história e arte”. Às 12 horas, haverá apresentação do grupo Tirolli Jazz Trio, na cúpula do edifício.
Referência na preservação e divulgação das memórias ligadas ao edifício da antiga Bolsa Oficial e às relações de diferentes povos, trabalhadores e comunidades com o grão, o museu, equipamento da Secretaria de Cultura e Economia Criativa do Estado, lançará, na oportunidade, o concurso “A xícara do Museu”. Voltado à produção artesanal e aberto a designers de todo o país, o certame terá duas categorias (utilitário e conceitual) e será realizado em parceria com a Cerâmica Contemporânea Brasileira (CCBRas). A curadoria é da artesã Hideko Honma. O regulamento também está no site www.museudocafe.org.br O 1º e 2º colocados terão seus trabalhos apresentados nas áreas expositivas do museu, com possibilidade de serem utilizados na cafeteria.
O processo seletivo terá três etapas: cadastro com a proposta de layout (resultado será divulgado em 30 de abril); execução dos planos aprovados na fase inicial, entregues até 1º de julho, e defesa oral dos 10 finalistas no próximo dia 25. A mesma temática do concurso inspirará uma oficina, onde os participantes aprenderão a trabalhar com argila para criar xícaras. A proposta da oficina, a ser realizada às 10 e 14 horas, é incentivar o contato do público com essa forma de arte, estimulando a observação dos movimentos do corpo, pensamento ligado ao design e o potencial de habilidades cognitivas e psicomotoras. Para participar, e-mail inscricao@museudocafe.org.br