Edição 353Junho 2024
Segunda, 24 De Junho De 2024
Editorias

Publicado em 12/08/2022 - 7:14 am em | 0 comentários

Leandro D. Le/Divulgação

Museu Casa de Portinari realiza a 47ª Semana de Portinari, em Brodowski

Programação acontece até 28 de agosto

Museu Casa de Portinari realiza a 47ª Semana de Portinari, em Brodowski

O Museu Casa de Portinari, por meio da Secretaria de Cultura e Economia Criativa do Estado de São Paulo, realiza de amanhã a 28 de agosto, em parceria com a Prefeitura de Brodowski/SP, a 47ª Semana de Portinari. Repleto de atrações, o evento também vai celebrar o aniversário da cidade, que completará 109 anos em 22 de agosto. A programação terá pintura mural coletiva, exposições, músicas, concursos, oficinas, feiras, contações de histórias, rodas de conversa e muito mais.

A agenda começa amanhã, às 9 horas, com a “Galeria a Céu Aberto”. Cerca de 40 artistas irão participar de uma pintura mural coletiva na Escola Professora Elza Leite da Costa, no bairro Cohab II, em Brodowski. A ação visa exercitar o fazer artístico de forma a descobrir vocações e estimular a formação e a projeção de novos artistas.

Outro destaque é a “Exposição Coletiva de Artes Plásticas”, que convida diversos artistas plásticos a mostrarem suas produções, incentivando o exercício e a descoberta de novos talentos. Também é oportunidade para o contato do público com as mais variadas técnicas e estilos artísticos. A mostra começa amanhã e vai até o domingo, 28, das 9 às 21 horas, na rua João Brisotti, 75, centro.

Ainda amanhã, às 8 horas, a Secretaria Municipal de Turismo de Brodowski e o Conselho Municipal de Turismo, convidam para a “Caminhada na Trilha Estação a Estação – Brodowski a Estação Visconde”, um percurso que é patrimônio histórico da região.

Já no domingo, às 9 horas, acontecerá um concurso de pipas no Centro de Lazer do Trabalhador “Vicente Quércia”, na rua Vereador João Greggio, s/nº, no Jardim Champagnat. E a partir das 10 horas, nos jardins do Museu Casa de Portinari, a ação “Domingo com Arte” promove um encontro com o professor Jacir Braz de Vicente e com a acordeonista Meire Genaro, em um sarau literário e musical. Na ocasião, a Secretaria Municipal de Turismo também fará o lançamento do “Selo de Qualidade e Excelência do Turismo de Brodowski”. O artesanato local também vai marcar presença.

Na segunda-feira, 15, às 9 horas, a Secretaria Municipal de Turismo de Brodowski e o Conselho Municipal de Turismo promovem a abertura oficial da “Trilha do Vale”. O percurso de 2 km, que contempla a Estrada da Barra e a rua Pedro Segato, é um convite aos que gostam de cuidar da saúde com caminhada, corrida ou ciclismo.

A biblioteca escolar Jornalista Almeida Pinto, recém reestruturada, estará aberta à visitação na terça-feira, 16, e na quarta-feira, 17, das 8 às 11 horas e das 13 às 16 horas.

Na quarta-feira, 17, às 18 horas, a museóloga e diretora-executiva da ACAM Portinari, Angélica Fabbri, ministra palestra alusiva ao Dia do Patrimônio Histórico, celebrado em 17 de agosto, abordando o legado, desafios e especificidades de um Museu Casa.

Segundo Cristiane Patrici, gerente do Museu Casa de Portinari, “além de tradicional e extremamente importante para Brodowski e região, a Semana de Portinari é uma festa de expressão plástica. Do olhar, da emoção, do prazer, dos sentidos da arte que potencializam o ser humano na sua mais pura e infinita essência”.

O Museu Casa de Portinari está localizado na Praça Candido Portinari, 29, centro, em Brodowski, e está aberto para visitação presencial, de terça-feira a domingo, das 9 às 18 horas; às quartas-feiras, o horário é estendido até às 20 horas. Mais conteúdos sobre programação cultural, ações educativas, bem como o tour virtual do Museu Casa de Portinari, estão disponíveis nas mídias sociais da instituição (@museucasadeportinari) e no site www.museucasadeportinari.org.br

Responder