Multiuso Leaf Loefgren é finalista do World Architecture Festival
O projeto do empreendimento multiuso Leaf Loefgren, da construtora SKR, na Vila Mariana, capital paulista, está entre os finalistas do World Architecture Festival (WAF) 2025, uma das mais relevantes premiações internacionais da arquitetura. Assinado pelo escritório de arquitetura Perkins & Will, o empreendimento inclui unidades residenciais e corporativas e suas premissas seguem o conceito de Arquitetura Viva, uma abordagem praticada pela SKR que coloca as necessidades do ser humano no centro da arquitetura, priorizando convivência, criatividade e bem-estar. “Em resumo, representa a arquitetura e a construção como meios de estímulo à criatividade, interação e convivência”, afirma o fundador e CEO da SKR, Silvio Kozuchowicz: “Acreditamos que o alto padrão está na capacidade de interpretar o momento e as novas formas de morar. Design, proporção, integração e funcionalidade são os verdadeiros diferenciais. E tudo começa com a arquitetura”.
A cerimônia de entrega da premiação acontecerá entre os dias 12 e 14 de novembro, em Miami. O Leaf Loefgren é um projeto autoral que propõe uma nova forma de morar e conviver em um mesmo endereço. Ocupando cerca de 80% do quarteirão cercado pelas Ruas Dr. Barcelar e Loefgren, diferencia-se também pela proximidade de um polo gastronômico com mais de 50 bares e restaurantes; pela qualidade de vida propiciada pelo Parque do Ibirapuera, além da mobilidade favorecida por avenidas como Rubem Berta e Onze de Junho, e por estações de metrô, como a Santa Cruz (Linha 1-Azul e Linha 5-Lilás) e a Hospital São Paulo (Linha 5-Lilás), localizada a 350 metros de distância.
Distribuído em um terreno de mais de 2 mil m², o empreendimento de torre única apresenta 16 andares em sua parte residencial, que é dividida entre apartamentos, com hall privativo e ventilação natural, de 124 m² e 165 m², além do duplex com até 222 m², e os studios de 26 m² e 49 m², voltados para morar ou investir, com ambientes funcionais, onde o acesso e as áreas de lazer são independentes. Multiuso, conta ainda com quatro andares corporativos e um térreo com lojas, que contribuem para o dinamismo urbano, criando uma fachada ativa que valoriza a conexão com o bairro.
Com design de interiores da Todos Arquitetura e paisagismo de Rodrigo Oliveira, o Leaf Loefgren destaca-se pelas estruturas de concreto aparente, pela farta iluminação e ventilação natural nos ambientes comuns. As piscinas estão no rooftop, com vista para uma vasta área verde, que tem o Parque do Ibirapuera ao fundo.
“O design vai muito além das soluções estéticas e deve trazer as melhores experiências possíveis para as pessoas que vão utilizar o espaço, impactando positivamente também a comunidade em que está inserido. Ao conectar o empreendimento à cidade, criamos uma relação mais próxima das pessoas com o espaço urbano”, afirma Douglas Tolaine, design principal da Perkins & Will, em São Paulo.
Para os residenciais, as áreas comuns e o lazer elevado contemplam coworking com minimercado exclusivo, piscina com raia de 25 metros, brinquedoteca assinada pelo Erê Lab, fitness indoor e outdoor, além de infraestrutura para carregadores de carro elétrico, sistema de reuso de água e lockers inteligentes para entregas. Os studios, por sua vez, contam com lobby, bicicletário, lavanderia, lounge, fitness, private offices, coworking, terraço coworking e pet place. Tudo isso conectado por meio do Apepê, o app que centraliza serviços, reservas e a comunicação no condomínio.
Como serviço adicional ao investidor, o empreendimento conta com a Skinn, marca de hospitalidade e curadoria da SKR, idealizada para transformar a experiência de morar e investir. A Skinn oferece soluções completas que integram personalização de acabamentos, decoração de interiores, curadoria de gestão de propriedades e uma ampla gama de serviços.
Para João Leonardo Castro, diretor de Desenvolvimento e Gestão de Projetos da SKR, a indicação ao WAF reconhece a essência da construtora e incorporadora, que neste ano celebra 40 anos de história: “O Leaf Loefgren representa tudo o que acreditamos: arquitetura com propósito, inserção urbana de qualidade e valorização da experiência de morar. Estar entre os finalistas do World Architecture Festival é um reconhecimento ao trabalho colaborativo com a Perkins&Will, resultando em um projeto idealizado para ser uma extensão da cidade. É desta forma que entregamos legados para São Paulo”.