Mota-Engil Latam Portugal vence leilão para concessão do túnel Santos-Guarujá
A Mota-Engil Latam Portugal venceu o leilão promovido ontem, na B3, em São Paulo, pelos governos federal e estadual para a concessão do túnel imerso que ligará Santos e Guarujá, ao apresentar proposta com 0,5% de desconto sobre o valor da contraprestação pública máxima. Com 1,5 km de extensão – sendo 870 metros sob o leito do canal –, o túnel é o primeiro do tipo no Brasil. A Mota-Engil é empresa portuguesa e será responsável pela construção, operação e manutenção do ativo, que permitirá o tráfego de veículos de passeio e de transporte público, além de caminhões, bicicletas (ciclovia) e pedestres.
O projeto tem investimento total de R$ 6,8 bilhões e prevê 30 anos de concessão. Além de reduzir o tempo de deslocamento, a concessão vai impulsionar o turismo, fortalecer a economia local e contribuir para a redução de emissões, ao incentivar meios coletivos e sustentáveis de transporte. “É uma grande honra participar desse leilão. É um projeto de infraestrutura fundamental não somente para Santos e Guarujá, mas para o estado de São Paulo e para o Brasil. Esperamos iniciar a obra o mais rápido possível”, declarou Manuel António da Fonseca Vasconcelos da Mota, vice-presidente que representou a empresa portuguesa Mota-Engil no leilão.
“Só estamos aqui porque o porto não foi privatizado, porque estava no programa de privatização. E o que está viabilizando (este empreendimento) é a autoridade portuária, por parceria público-privada, de PPP, para construir e operar, por 30 anos. Um túnel que vai passar pedestre, bicicleta, moto, carro, ônibus, caminhão, VLT, que nós fizemos e vai ligar Santos e Guarujá. Então, estratégico”, disse o vice-presidente Geraldo Alckmin.
“Com as concessões de infraestrutura, o Brasil está vivendo o melhor período de sua história. O leilão de hoje do túnel Santos-Guarujá demonstra o interesse que as principais empresas estrangeiras têm nas obras de infraestrutura do país. Ao lado da Antaq e do governo de São Paulo, vamos acompanhar de perto a construção da maior obra do Novo PAC, empreendimento esse que vai melhorar para sempre a vida dos moradores de São Paulo”, acrescentou o ministro Silvio Costa Filho, de Portos e Aeroportos.
“Daqui alguns anos, vamos inaugurar esse que é o primeiro túnel submerso do país, vencendo desafios técnicos, construindo relações e transformando a Baixada Santista definitivamente. Acreditamos no potencial da região e é uma alegria fazer parte deste momento”, pontuou o governador Tarcísio de Freitas.
Para o prefeito de Santos, Rogério Santos, a conquista é resultado de um sonho centenário: “É um dia histórico, importante para todo o Brasil. O túnel é um desejo centenário – o primeiro projeto foi apresentado em 1927 – e, ao longo do tempo, várias tentativas foram feitas, mas nunca saíram do papel. Hoje, com o leilão, chegamos a uma etapa fundamental”.