Max Mohr firma parceria com FG para fornecer concreto ao mais alto do mundo
A FG Empreendimentos oficializou aliança com duas gigantes da construção civil nacional, Max Mohr e Votorantim Cimentos, marcando a estratégia de fornecimento de concreto de altíssimo desempenho para a construção do residencial mais alto do planeta, o Senna Tower, em Balneário Camboriú/SC, com mais de 550 metros de altura, que exigirá padrões técnicos, estruturais e logísticos inéditos no Brasil. Para isso, será utilizado um concreto de ultra performance, fruto de pesquisa e desenvolvimento liderado pela Talls Solutions, do Grupo FG, especializada em soluções para edifícios altos e supertalls.
“Estamos construindo mais que um edifício: estamos entregando uma declaração de capacidade técnica, inovação e ambição da engenharia brasileira ao planeta. Esse concreto simboliza uma das colunas centrais da nossa jornada. Foi concebido com os mais rigorosos critérios de segurança, durabilidade e performance. É uma entrega da engenharia nacional com padrão global”, afirma Jean Graciola, cofundador e presidente da FG.
O concreto de ultra resistência desenvolvido para o projeto combina inovação aplicada com as melhores práticas internacionais. Ele atenderá a requisitos extremos de carga estrutural, durabilidade e desempenho térmico – condições indispensáveis para edificações em escala supertall. Cada etapa de sua formulação e aplicação foi pensada para suportar as forças dinâmicas envolvidas em estruturas verticais de proporções inéditas no hemisfério Sul.
A operação conta com a consultoria técnica da PWD e da própria Talls Solutions, liderada pela engenheira Stéphane Domeneghini, responsável pelo projeto e por conduzir, com sua equipe, a validação rigorosa dos materiais e métodos construtivos. O trabalho em conjunto garante eficiência em todas as fases da obra, desde o planejamento até a execução.
Com presença em 11 países e mais de 250 unidades industriais ao redor do planeta, a Votorantim Cimentos é uma das maiores companhias globais de materiais de construção. Reconhecida por sua atuação sustentável e seu compromisso com a inovação, a empresa fornecerá a matéria-prima essencial para o concreto do Senna Tower, aliando robustez, performance e confiabilidade em cada entrega.
“A participação da Votorantim Cimentos neste projeto transcende a ideia de fornecimento. Representa a união de duas marcas que compartilham os mesmos valores de excelência, responsabilidade e protagonismo. Estamos construindo um ícone, e a Votorantim é parte fundamental desse novo capítulo da engenharia brasileira”, destaca Graciola.
A Max Mohr, por sua vez, entra como responsável por toda a engenharia de concretagem, controle tecnológico e logística da operação. Com um histórico de excelência em obras de grande complexidade – como o Infinity Coast, também da FG, primeiro arranha-céu do Brasil a superar os 200 metros – a empresa reforça sua expertise ao assumir um papel central no projeto mais audacioso da engenharia nacional.
“Participar da construção do Senna Tower é um marco para a história da Max Mohr e da engenharia brasileira. Desenvolvemos, em parceria com a Talls Solutions e com o suporte técnico da Votorantim, um traço de concreto sob medida para responder às exigências dessa obra monumental. Mais do que fornecer insumos, estamos contribuindo para escrever um novo padrão global de construção vertical”, afirma Cristian Mohr, CEO da Max Mohr.
Com 133.358 metros cúbicos de concreto previstos, o Senna Tower estabelece um novo patamar para a engenharia civil no Brasil. A complexidade logística, somada às especificações técnicas do concreto e à inovação empregada em cada etapa do processo, fará desta uma das maiores e mais emblemáticas operações de concretagem da história da América Latina.
“Desde o início do Senna Tower, sabíamos que estaríamos diante de um desafio técnico sem precedentes. Cada decisão foi pensada para responder às condições mais extremas de performance e segurança. Este não é apenas um edifício: é a prova de que o Brasil pode liderar soluções inovadoras em construção vertical no cenário global”, disse a engenheira Stéphane.
Mais sobre o empreendimento em www.sennatowerbr.com.br