Mamulengos ocupam o centro da capital com cortejo, oficinas e espetáculos
O Vale do Anhangabaú, na capital paulista, será palco de uma grande celebração da cultura popular brasileira, de 25 a 27 de junho, com o 9º Encontro de Mamulengo de São Paulo. O evento será realizado pelo grupo Mamulengo da Folia, que tem compromisso com o registro, valorização e difusão do teatro popular de bonecos, herança viva da cultura oral nordestina. Estarão reunidos brincantes e pesquisadores de diversos estados do país para promover reflexões, espetáculos, rodas de prosa e trocas de saberes sobre essa arte ancestral. As apresentações serão gratuitas e realizadas nas ruas, democratizando assim o acesso e trazendo ao coração da cidade a riqueza da cultura popular. O evento reforça o debate sobre o reconhecimento do mamulengo como patrimônio imaterial do Brasil.
A abertura oficial da programação acontecerá no dia 25, às 9 horas, com cortejo vibrante da Avenida São João até o Novo Anhangabaú, às 12 horas, onde ocorrerá a apresentação poética de Odília Nunes e sua boneca Ester. Em seguida, o Grupo Manjarra apresentará o espetáculo Extraordinário Baile de Figuras, que celebra as figuras mascaradas e os bonecos da cultura popular brasileira. O baile reúne artistas que, com cantorias, toques tradicionais e intervenções cômicas, exaltam personagens históricos enraizados na identidade popular. No Vale do Anhangabaú, o projeto oferecerá diversas atividades, como entalhe de bonecos, apresentações teatrais e musicais, convidando o público a vivenciar essa tradição transmitida entre gerações.
A festa seguirá ao longo do dia, com apresentações musicais e rodas de conversa: às 13 horas, o Trio Agrestino de Forró embalará o público com seu repertório nordestino; às 14 horas, acontecerá a grande roda de abertura com mestres, mestras e brincantes em um momento único onde todos os bonecos jogam juntos e às 18 horas, começarão as apresentações do grupo Cuscuz de Mamulengo e do Grupo Mamulengo Riso Frouxo.
“Este evento é mais do que uma mostra artística, é um ato de resistência cultural, que mantém viva uma das expressões mais autênticas do nosso povo”, comemora Natália Siufi, coordenadora geral e uma das curadoras do projeto: “E o Vale do Anhangabaú é o espaço ideal para esse encontro, porque lá o público pode vivenciar a beleza do mamulengo com liberdade, proximidade e encantamento”.
Durante os três dias de evento, no quiosque próximo ao Prédio dos Correios, os mestres Tonho de Pombo, Neide Lopes, Bibiu e Pedro de Jesus realizarão entalhes de bonecos ao vivo, permitindo ao público acompanhar de perto essa arte tradicional do mamulengo, que une escultura, teatro e oralidade. No mesmo espaço, também estará em cartaz a exposição permanente “O Brinquedo no Centro”, das 9 às 21 horas.
No segundo dia do encontro, o público poderá conferir uma intensa agenda de espetáculos de mamulengo, com apresentações de grupos de diversas regiões do Brasil, como Silvana Cartágenes e Sandra Cordeiro (MA), Cia Mosaico Cultural (RS), Mamulengo da Folia (SP), Animalenda (GO), Cia Teatro da Recusa (PR), Shicó do Mamulengo (RN), Valdeck de Garanhuns (SP), Animosonho (RS), Mamulengo Água de Cacimba (PE), entre outros.
Além das apresentações, o dia contará com a Roda de Prosa: Herança do Brinquedo, reunindo nomes importantes da tradição popular como Mestre Calu (PE), Cida Lopes (PE), Bibiu (PE) e Josivan (RN), com mediação de Mariana Acioli.
Encerrando o evento, no dia 27 haverá apresentações teatrais e musicais, com destaque para Cia. Fora do Lugar e Mamulengo Mão Livre (SP), Fanfarrosas (SP), Teatro de João Redondo de Josivan de Chico Daniel (RN), Circo Tupiniquim (CE), Trupi di Trapu (RS), Mamulengo de Cheiroso (SE), Mamulengando Alegria (PE), Presépio Mamulengo Flor de Jasmin (PE) e a cantora Luana Flores (PB).
Os espetáculos trazem enredos diversos, como “Quem tem medo de Jacaré?”, “As Pelejas de Benedito contra o Rei da Confusão”, “O Casamento de Baltazar com a filha do capitão João Redondo”, “As Aventuras do Palhaço Sebastião”, “A Cobra Grande”, entre outros. O encerramento oficial ocorrerá às 19 horas com o espetáculo “Show de Encerramento: Nordeste Futurista”, da multiartista Luana Flores, celebrando com música e alegria o fim desta grande festa da cultura popular em São Paulo, que segue para áreas rurais do interior.