Livro retrata a qualidade de vida para pessoas com Esclerose Múltipla
O que uma bancária, uma jovem empreendedora e um jovem arquiteto podem ter em comum na vida? Várias coisas, certamente, mas uma delas pode ser um enorme desafio comum de saúde. Camila, Alexandre e Magali foram diagnosticados com Esclerose Múltipla (EM) e, a partir de então, a vida muda – e muito.
No livro “Ramal EM Kilometro Zero” eles contam suas histórias pessoais, particularmente depois do diagnóstico. Mais que a dor, existe o desconhecido e…, por fim, as reais oportunidades de se ter uma melhor qualidade de vida ao buscar tratamento (algo que nem todos os doentes sabem). Ao invés de pieguice, o livro encoraja – a partir dos três exemplos – a buscar ânimo e uma melhor qualidade de vida, por meio de tratamento especializado. Em um mundo lúgubre, e tantas vezes umbralino, surgem luzes. As comemorações são intensas, as pequenas vitórias elevam a autoestima. Nem tudo é escuro, nem tudo é cor-de-rosa o tempo todo. A obra procura refletir a vida como ela é, cheia de sonhos e frustrações, pra cada um de nós, com EM ou sem ela.
O título “Ramal EM Kilometro Zero” traduz esse ponto de encontro entre os personagens e o reinício da vida, marcada pelo “Kilometro Zero” de cada um. Escrito pelo jornalista Nelson Tucci, editor de Veículos & Negócios, apresenta-se em estilo romance e oferece uma leitura rápida e instrutiva. São 118 páginas, no formato 14 x 21, sob coordenação e produção da Ampliart Difusão Cultural e do Instituto Voccalia.
O lançamento está sendo preparado para o início de 2025, mas quem quiser adquirir antecipadamente a obra, ao custo unitário de R$ 50, pode contatar institutovoccalia@gmail.com





