Edição 353Junho 2024
Segunda, 24 De Junho De 2024
Editorias

Publicado em 17/05/2024 - 10:15 am em | 0 comentários

Divulgação

LBV acolhe crianças, adolescentes e famílias em vulnerabilidade social

Jogos cooperativos: atividades favorecem socialização

LBV acolhe crianças, adolescentes e famílias em vulnerabilidade social

O serviço de convivência e fortalecimento de vínculos “Criança: futuro no presente!”, da Legião da Boa Vontade (LBV), é uma iniciativa contínua e dedicada ao acolhimento de crianças, adolescentes e famílias em situação de vulnerabilidade social. A busca por esse serviço pode ser realizada de forma espontânea ou por intermédio de encaminhamentos da parte dos Centros de Referência de Assistência Social (CRAS) e outros serviços de proteção básica e especial municipais.

As atividades socioeducativas lúdicas, culturais, esportivas, artísticas e de lazer são planejadas e estruturadas para despertar, nos grupos, competências e habilidades que possam fortalecer os vínculos familiares e comunitários, e ainda propiciar experiências enriquecedoras que favoreçam a socialização e o desenvolvimento pessoal e coletivo.

Os encontros de cidadania irrestrita, por exemplo, contemplam atividades reflexivas e vivenciais para fortalecer vínculos e prevenir situações de exclusão e risco social. As oficinas de convívio, como arte e cultura, do saber, corpo e movimento, e música, visam ampliar o conhecimento cultural e o universo informacional dos participantes.

Outras atividades, como o momento do brincar e o fórum infantojuvenil, são espaços importantes para o exercício da autonomia e tomada de decisões, de reflexões e colocações de ideias, fomentando a vivência dos bons valores e sentimentos firmados na fraternidade ecumênica como pilar para uma sociedade mais justa e solidária.

A LBV oferece diariamente, em seu centro comunitário de assistência social, uma gama de serviços socioassistenciais conduzidos por profissionais especializados, que incluem acolhimento, escuta qualificada, encaminhamento e articulação com a rede municipal que possa vir a corroborar a garantia dos direitos dos públicos vulneráveis.

Na perspectiva do desenvolvimento social, solidário e sustentável, premissas da missão da LBV, também é fornecido apoio complementar com cestas de alimentos não perecíveis, materiais pedagógicos, uniformes, refeições de qualidade, kits de higiene bucal, entre outros benefícios.

Para apoiar faça um pix solidário através da chave pix@lbv.org.br ou acesse www.lbv.org para encontrar a unidade da LBV mais próxima de sua casa. Siga o perfil @LBVBrasil no Instagram para saber mais sobre as iniciativas da instituição.

Responder