Edição 353Junho 2024
Sábado, 22 De Junho De 2024
Editorias

Publicado em 7/06/2024 - 6:55 am em | 0 comentários

Divulgação

Jovens intercambistas desenvolvem oficina multicultural em Santos

Atividades na praia: brincar e aprender

Jovens intercambistas desenvolvem oficina multicultural em Santos

Pensando no enriquecimento do saber e na ampliação cultural de meninas e meninos que participam do serviço de convivência LBV – Criança: Futuro no Presente!, em Santos, a instituição promoveu, em parceria com o Conservatório de Tatuí e a Sustenidos, uma atividade lúdica desenvolvida por jovens intercambistas da Noruega, de Moçambique e de Malawi, que fazem parte do projeto Move, iniciativa que garantiu algumas experimentações divertidas.

No universo infantojuvenil, a maneira mais confortável de adquirir conhecimento é aprender brincando, e por isso a oficina multicultural despertou interesse e alegria nos participantes. O ambiente de praia ampliou as agradáveis sensações vivenciadas ao longo do evento. Até mesmo a areia se transformou em algo que pudesse emitir som para marcar as passadas das cantigas de roda.

A troca cultural acabou facilitando a compreensão sobre a diversidade de costumes, enfatizando a empatia e o respeito, além de outros benefícios físicos propiciados com a otimização das funções motoras, visuais e auditivas das crianças e dos adolescentes que vivem em situação de vulnerabilidade social.

De acordo com o norueguês August Christensen, uma vez que os jovens estrangeiros experimentaram a rotina de atividades socioeducativas desenvolvidas no Centro Comunitário de Assistência Social da Legião da Boa Vontade, “essa foi uma oportunidade para aprender sobre a cultura brasileira e também de outros países como Moçambique e Malawi, além de ensinar a nossa cultura”.

Para Ruth Chitimbe, de Malawi, a cultura africana está arraigada no povo brasileiro: “Estar aqui me fez perceber como esse país é familiarizado com a nossa cultura, e isso me fez sentir orgulho de minha pátria. Muitos músicos daqui me encorajaram a inovar a minha jornada como musicista”.

Não é o primeiro trabalho voluntário da moçambicana Estér Moisés na LBV. Ela contou que já desempenhou uma oficina semelhante na unidade da instituição em Piracicaba/SP. “Para nós, é muito importante compartilhar um pouco da nossa cultura com essas crianças entusiasmadas, porque, além de ensinar, também aprendemos a amar, a compartilhar e a ser mais humanos. Por isso, gostaríamos de agradecer a oportunidade que a LBV nos tem proporcionado para espalhar aquilo que é a fragrância e o amor da música”.

A promoção da Cultura e da Arte, com o diferencial da Espiritualidade Ecumênica, faz parte das ações do trabalho da Legião da Boa Vontade. Em Santos, o Serviço de Convivência e Fortalecimento de Vínculos ocorre no Centro Comunitário de Assistência Social da LBV, na Avenida Conselheiro Nébias, 398, Encruzilhada. Informações pelo telefone (13) 3202.0081.

Responder