Jogos da Diversidade abrem programação da Parada do Orgulho LGBT+
Jogos cooperativos e intervenção artística marcam a 4ª edição dos Jogos da Diversidade de Santos, que acontece hoje, no Sesc-Santos, no Bairro Aparecida, das 14 às 18 horas. A proposta é reunir o público em atividades físicas e lúdicas como um torneio de queimada e o volençol, além de apresentações com drag queen, grupo de dança e show da House of DDD.
A programação tem início na Área de Convivência do Sesc, com a apresentação de ballroom com a House of DDD. Na sequência, as apresentadoras Ariella e Magenta convidam o público para seguirem para o ginásio da unidade, onde será feito um aquecimento. Além dos jogos, as pessoas presentes ainda poderão conferir as apresentações da drag queen Carla Dvainner e do grupo de dança Fusion Funk. Ao final do evento, será feita a entrega de medalhas aos participantes e sorteio de brindes.
Os jogos fazem parte da 8ª edição da Parada do Orgulho LGBT+ de Santos, que neste ano traz o tema “Envelhecimentos LGBT+: Memória, Resistência e Futuro”. Em 28 de junho, a celebração ganha força com a 3ª DiversaFeira – Feira da Diversidade de Santos, das 12 às 20 horas, na Casa da Frontaria Azulejada, no Centro Histórico. A programação inclui feira criativa com mais de 50 empreendedores LGBT+, oficinas, mesas de debate, apresentações artísticas e um ato inter-religioso. Entre os temas em debate, estarão a articulação das Paradas da Baixada Santista e os desafios do envelhecimento LGBT+. Durante a feira também acontece a 1ª Conferência dos direitos das pessoas Lgbtqia+ da Baixada Santista.
No dia seguinte, 29, acontecerá a grande marcha pelo Centro Histórico da cidade, reunindo milhares de pessoas para celebrar o orgulho de ser quem é e reivindicar políticas públicas voltadas à comunidade Lgbtqiapn+. Este ano, Santos se une a diversas outras cidades do Brasil que adotaram o mesmo tema, numa articulação coletiva em defesa da memória e da longevidade da população LGBT+.
O início será às 12 horas, na Praça José Bonifácio, de onde o trio elétrico parte em cortejo pelas ruas do Centro até a Praça Mauá, onde acontecem as apresentações finais. No caminho, haverá performances de drag queens e shows musicais no próprio trio, para garantir que o evento comece com força total desde os primeiros momentos.
A partir das 14h40, assim que o trio chegar ao palco da Praça Mauá, o público terá DJs, shows e dezenas de performances de artistas da cena LGBT+ da região. Estarão presentes Tchaka Drag Queen, que também será uma das apresentadoras, ao lado da carismática Magenta.
A Parada do Orgulho LGBT+ de Santos é uma realização da Apolgbt-Santos, Associação Paulista dos Amigos da Arte (APAA), Tudo Vira Cult SP e Secretaria de Estado de Cultura, Economia e Indústria Criativas do Estado de São Paulo, por meio do Programa de Ação Cultural (ProAC). A 8ª edição conta com o apoio da Orvalho Filmes, DW Contabilidade, Mães pela Diversidade, Instituto Brasileiro de Transmasculinidades – Regional Baixada Santista (Ibrat/BS), Donnas da Rua, Liga Acadêmica Interdisciplinar de Saúde LGBT+ (LAIS), Atlética Siriloco, ESGX, Sesc-Santos, Sabesp e Amstel Vibes. O evento tem apoio institucional da Prefeitura de Santos e Secretaria de Estado da Justiça e Cidadania, além de emenda parlamentar dos vereadores Telma de Souza, Débora Camilo e Chico Nogueira. Toda a programação é gratuita.