Edição 353Junho 2024
Segunda, 24 De Junho De 2024
Editorias

Publicado em 18/09/2022 - 7:20 am em | 0 comentários

Divulgação

Iniciativa do TJSP promove inclusão de pessoas com deficiência

Dia Nacional de Luta da Pessoa com Deficiência

Iniciativa do TJSP promove inclusão de pessoas com deficiência

O Tribunal de Justiça de São Paulo realiza de amanhã a sexta-feira, 23, a 3ª edição da Semana de Acessibilidade. A iniciativa acontece na mesma semana em que se comemora o Dia Nacional de Luta da Pessoa com Deficiência, no dia 21. A programação, aberta ao público geral, conta com palestras virtuais voltadas ao tema, com legendas em português. A Semana também será marcada pelo lançamento do “Guia da Acessibilidade do TJSP”, voltado para o público interno. O material é um compilado de informações e orientações gerais sobre o atendimento às pessoas com deficiência.

Para promover a inclusão dos cerca de 1.000 servidores com deficiência (2,5% do quadro) e, também, aprimorar o atendimento do jurisdicionado, o TJSP conta com uma Comissão Permanente de Acessibilidade e Inclusão e a Seção de Acessibilidade, setor vinculado à Coordenadoria de Apoio aos Servidores (Caps). Os trabalhos permeiam a promoção de cursos e palestras e questões ligadas a melhorias no dia a dia de trabalho, com implementação de programas de tradução, legendas e softwares de leitura, por exemplo. 

Para atuação de intérpretes de Libras nas audiências, as unidades judiciais têm à disposição os profissionais cadastrados no Portal Auxiliares da Justiça, que podem ser nomeados pelo juízo. Levantamento realizado pela Caps apontou que são atendidas pela Justiça paulista cerca de 40 pessoas com deficiência auditiva por mês.

Responder