Edição 351Abril 2024
Sexta, 03 De Maio De 2024
Editorias

Publicado em 18/04/2024 - 6:54 am em | 0 comentários

Divulgação

Galeria Lume obtém selo Active Member do Gallery Climate Coalition

Selo aponta parceiros ativos na mudança de hábitos

Galeria Lume obtém selo Active Member do Gallery Climate Coalition

A Galeria Lume, no Jardim Europa, capital paulista, conquistou o selo Active Member da Gallery Climate Coalition (GCC). O selo foi criado pela GCC com o objetivo de incentivar a consciência ambiental e uma forma de promover o movimento sustentável das galerias parceiras e estimular a comunidade artística a traçar um caminho rumo à mudança. O foco é a diminuição das emissões de CO2 em todo o setor, almejando uma redução de pelo menos 50% até 2030, além de impulsionar a adoção de práticas de desperdício zero.

A Lume reconhece que, como integrante do GCC, tem a oportunidade de utilizar suas plataformas de comunicação e práticas sustentáveis para incentivar e apoiar outras organizações a agir e contribuir para a transformação do cenário atual. “Na Galeria Lume, nos dedicamos a promover o desenvolvimento de processos criativos contemporâneos em colaboração com nossos artistas e curadores convidados”, afirma Victoria Zuffo, sócia da galeria: “Simultaneamente, a Lume se posiciona como um espaço para reflexão, discussão e intercâmbio de ideias. Em consonância com esses valores fundamentais, é imperativo que adotemos medidas ambientais urgentes, especialmente quando vemos todos os dias os efeitos da crise climática mundial”.

Estabelecendo metas juntamente com a GCC, a Galeria Lume se comprometeu a enviar anualmente um relatório de CO2, estabelecer uma Equipe Verde e publicar uma Declaração de Responsabilidade Ambiental, classificando-se como Membro Ativo da Gallery Climate Coalition.

“Como organização, sabemos que nossos impactos ambientais diretos incluem a geração de plástico nas embalagens, transporte aéreo e terrestre das obras e uso de energia em nossa sede”, acrescenta a equipe Verde Lume, grupo de profissionais engajados no avanço da sustentabilidade dentro da galeria: “Iniciamos nossa jornada de enfrentamento desses impactos ao nos juntarmos à Gallery Climate Coalition nos comprometendo a reduzir pelo menos pela metade nossas emissões de carbono até 2030”.

A Galeria Lume foi fundada em 2011 com a proposta de fomentar o desenvolvimento de processos criativos contemporâneos ao lado de seus artistas e curadores convidados. Dirigida por Paulo Kassab Jr. e Victoria Zuffo, a Lume se dedica a romper fronteiras entre diferentes disciplinas e linguagens, através de um modelo único e audacioso que reforça o papel de São Paulo como um hub cultural e cidade em franca efervescência criativa.

A galeria representa um seleto grupo de artistas estabelecidos e emergentes, dedicada à introdução da arte em todas as suas mídias, voltados para a audiência nacional e internacional, através de um programa de exposições plural e associado a ideias que inspiram e impulsionam a discussão do espírito de época. Foca-se também no diálogo entre a produção de seus artistas e instituições, museus e coleções de relevância.

A presença ativa e orgânica da galeria no circuito resulta na difusão de suas propostas entre as mais importantes feiras de arte da atualidade, além de integrar e acompanhar feiras alternativas. A galeria aposta na produção de publicações de seus artistas e realização de material para pesquisa e registro. Da mesma forma, a Lume se disponibiliza como espaço de reflexão e discussão e recebe palestras, performances, seminários e apresentações artísticas de natureza diversa.

Responder