Edição 352Maio 2024
Quinta, 13 De Junho De 2024
Editorias

Publicado em 18/08/2022 - 7:01 am em | 0 comentários

Divulgação

Festival Tecendo as Águas, Serra, Terra e Mar agitará São Sebastião

Show do Maracatu Marabantu de Ilhabela

Festival Tecendo as Águas, Serra, Terra e Mar agitará São Sebastião

O 5º Festival Tecendo as Águas, Terra , Serra e Mar acontecerá no próximo dia 27, sábado, a partir das 9 horas, em São Sebastião, no litoral Norte de São Paulo, com encerramento às 22 horas com uma grande celebração na Tenda Mãe pelos Oceanos ao som do Maracatu Marabantu de Ilhabela. Acompanhe a programação completa pelas redes sociais do Instituto Supereco e www.supereco.org.br

Na última edição, em 2019, o evento reuniu quase 2 mil participantes à beira mar, no charmoso bairro caiçara do São Francisco, fazendo parte do Roteiro Turístico “Caminho das Águas”, uma iniciativa do “Projeto Tecendo as Águas, serra, terra e mar” que é realizado pelo Instituto Supereco em parceria com a Petrobras.

O evento é concebido por uma comissão comunitária de mais de 100 pessoas de várias instituições do litoral Norte de São Paulo e de outras partes do Brasil, para valorizar talentos regionais e as boas práticas de sustentabilidade, além de sensibilizar, a cada ano, moradores e turistas para um tema de relevância mundial. A edição de 2022 foca a Década dos Oceanos (2021-2030) e os impactos que recebem da serra, da terra e do mar, sendo a grande inspiração para a ambientação e para as atividades da programação.

A diversão para todas as idades é garantida com atrações musicais e culturais tradicionais, gastronomia regional, o Espaço Brincar Serra, Terra e Mar de educação ambiental para crianças, Oficinas temáticas para as famílias, Roda de Conversa sobre os Oceanos e os impactos do lixo no mar, uma Feira de Ecoempreendedorismo de mulheres “Beco do Picaré”, exposição de projetos das Ongs do litoral norte, a mesa “Celebrar o Oceano”, sorteios de brindes. O evento será transmitido ao vivo pela radiowebsupereco.com e pelas redes sociais do Instituto Supereco a partir do talento dos jovens eco repórteres formados pelo Projeto Tecendo as Águas.

Os participantes serão convidados a praticar a sustentabilidade, desde a ambientação com upcycling, a gestão seletiva dos resíduos, até evitar o máximo de descartáveis durante a festa no consumo de alimentos e bebidas, com soluções de utensílios e embalagens mais sustentáveis.

A retomada do evento pretende contribuir no reaquecimento da economia local do turismo com empreendedorismo social afetada pela pandemia. O festival representa um momento de celebração e de apresentação dos resultados de todas as iniciativas que o projeto Tecendo as Águas concretizou durante esta etapa do ano, como práticas de turismo responsável e sustentável, conservação dos oceanos e das zonas costeiras; aliança entre pesquisa, educação e ciência de espécies da fauna marinha; capacitação em ecoempreendedorismo, envolvendo todos os atores participantes, comunidade local, escolas, pescadores, visitantes e turistas.

Responder