Edição 353Junho 2024
Segunda, 24 De Junho De 2024
Editorias

Publicado em 20/04/2024 - 7:28 am em | 0 comentários

Divulgação

Exposições de lambe-lambe e biblioteca musical na Semana Senac de Leitura

Programação celebra os laços entre palavras e melodias

Exposições de lambe-lambe e biblioteca musical na Semana Senac de Leitura

A 9ª edição da Semana Senac de Leitura acontece de segunda-feira a sábado, 27, em diversas unidades da rede. Em Santos, na Avenida Conselheiro Nébias, 309, Vila Mathias, o destaque da programação são duas exposições: uma sobre a arte do lambe-lambe, uma expressão artística urbana, que consiste na colagem de cartazes em locais públicos, como muros, postes, tapumes e outros espaços; e uma biblioteca musical, com exibição de letras de canções que trazem em sua composição outros gêneros literários.

A exposição Revolução nos Muros apresenta lambe-lambes que evocam músicas (ou discos) inspirados em clássicos da literatura brasileira e mundial. Uma experiência imaginativa que busca provocar reflexões sobre os vínculos profundos entre esses dois universos artísticos. Enquanto isso, a exposição Biblioteca Musical oferece um mergulho nas letras de canções que transcendem o âmbito musical, incorporando elementos de crônica, conto e poesia. Convidando à reflexão e estimulando a imaginação, questiona-se: quais outras canções partilham dessas características?

Sob o tema Literatura e música: conexões da escola com o mundo, a temática de 2024 faz a ligação entre duas linguagens artísticas distintas – literatura e música – que muitas vezes se aproximam, na escrita, na criação de histórias, personagens, narrativas ou mesmo na inspiração para a composição de canções.

“Literatura e música sempre estiveram intimamente ligadas. As duas são maneiras de tocar, de alguma forma, quem as consome. E é importantíssimo lembrarmos dessa ligação porque nossa formação intelectual passa por elas. Poesia, conto, crônica, romance, crítica. Tudo está presente nessas duas manifestações de arte, que são as que mais nos impactam na vida. Afinal, toda música é uma poesia cantada”, comenta Roberto Feliciano, integrante da equipe da biblioteca do Senac Santos.

A abertura oficial da Semana Senac de Leitura ocorre na segunda-feira, das 15 às 17 horas, e será transmitida ao vivo pelo canal do Senac São Paulo no YouTube. Os convidados deste ano são Esmeralda Ortiz, cantora, escritora, jornalista e compositora, e o rapper Rashid, produtor, rimador, escritor e empresário.

A entrada é gratuita e algumas atividades precisam de inscrição. Mais informações em https://eventos.sp.senac.br/evento/9a-semana-senac-de-leitura/

Responder