Edição 367 Agosto 2025
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Publicado em 17/08/2025 - 7:07 am em | 0 comentários

Divulgação

Estações ferroviárias compõem o patrimônio histórico de São Paulo

Estação da estrada de ferro Campos do Jordão

Estações ferroviárias compõem o patrimônio histórico de São Paulo

As estações ferroviárias do estado de São Paulo são festejadas hoje, Dia Nacional do Patrimônio Histórico, estabelecido em homenagem a Rodrigo Melo Franco de Andrade, nascido em 17 de agosto de 1898. Ele foi responsável por criar do Serviço do Patrimônio Histórico e Artístico Nacional (Sphan) em 1937, e sua contribuição é refletida em edificações de inestimável valor cultural na capital paulista e em sua região metropolitana.

As estações de trem e metrô não apenas facilitam o deslocamento diário de milhares de passageiros, mas também se destacam como monumentos vivos que narram a evolução social, econômica e urbana do estado de São Paulo. Muitas dessas construções, com suas arquiteturas peculiares e ricas em detalhes, são verdadeiros museus a céu aberto, refletindo estilos de épocas passadas.

A Companhia Paulista de Trens Metropolitanos (CPTM) mantém equipe dedicada à restauração e conservação do patrimônio histórico ferroviário. Recentemente, a estação da Luz passou por obras de restauro, com a recuperação da fachada, torreões, muros, caixa d’água e prédio administrativo. Os projetos de restauração passam por aprovação dos órgãos de preservação, garantindo a autenticidade e a qualidade das intervenções.

Conheça algumas estações das empresas vinculadas à Secretaria dos Transportes Metropolitanos – CPTM, EFCJ e Metrô – que são patrimônios históricos.

Estações consideradas patrimônio histórico e ferroviário:

Estação Brás. Inaugurada em 1867 e tombada em 1982, a estação Brás é uma importante conexão entre linhas da CPTM e do Metrô, transportando diariamente milhares de passageiros e simbolizando a ligação entre o passado e o presente.

Estação Franco da Rocha. Reconhecida por sua significância histórica e arquitetônica, esta estação representa o período de expansão e consolidação da São Paulo Railway (SPR), uma era crucial para o desenvolvimento do transporte ferroviário no estado.

Estação Jundiaí. Inaugurada pela São Paulo Railway (SPR) em 1867, a estação teve um papel crucial, construída para levar o café dos agricultores de Jundiaí ao Porto de Santos, no litoral paulista. Hoje, a estação é um importante marco da cidade.

Estação da Luz. Tombada em 1982, a estação da Luz é um marco arquitetônico inspirado em construções londrinas, como o Big Ben e a Abadia de Westminster. Ela reflete o período de expansão da cidade impulsionado pelo café. Atualmente, a estação da Luz tem conexões com as linhas de metrô 1-Azul, operada pelo Metrô, conexão que foi efetivada em 1975, quando a linha metroviária tinha a denominação original Linha Norte-Sul, e 4- Amarela, operada pela concessionária ViaQuatro, conexão criada em 2011.

Estação Pindamonhangaba. A estação Pindamonhangaba da Estrada de Ferro Campos do Jordão está localizada no ponto inicial da ferrovia, no município de Pindamonhangaba, a 555 metros de altitude. Foi inaugurada em 1922 como sede da ferrovia e local para depósito dos materiais transportados pela estrada de ferro. Em 1971, passou a funcionar como estação para embarque e desembarque de passageiros. Em 1994, a estação ganhou quatro murais em sua área externa com pinturas em azulejos que representam diferentes momentos da ferrovia. O prédio teve sua fachada tombada em 2021 e atualmente abriga escritórios administrativos da ferrovia e um dos Centros de Memória Ferroviária da EFCJ.

Outras estações, como Caieiras, Jaraguá, Juventus-Mooca, Perus, Ribeirão Pires, Rio Grande da Serra e Várzea Paulista, também são protegidas pelo tombamento, evidenciando a riqueza do patrimônio ferroviário paulista.

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