Dia Mundial de Prevenção ao Afogamento ilumina monumentos
Mais de 1.200 locais pelo país aderiram ao movimento “Go, Blue” e hoje estarão iluminados de azul. Decretado pela Organização das Nações Unidas (ONU), em 2021, a data foi escolhida para lembrar que prevenção é a solução para as quase 6.000 mortes anuais por afogamento no país. Entre os locais que participam da campanha estão o Santuário Arquidiocesano Cristo Redentor, o AquaRio, o Parque Bondinho Pão de Açúcar, o Bonde de Santa Teresa, a Igreja da Penha, a ponte estaiada Roberto Marinho, na capital paulista, os clubes associados ao Sindiclubes de São Paulo, a fachada do Palácio Iguaçu, entre outros.
Parceira da DHL Express, a Sociedade Brasileira de Salvamento Aquático (Sobrasa) lidera este ano o movimento “Go, Blue” de prevenção aos afogamentos, chamando atenção para uma estatística assustadora: a cada uma hora e 30 minutos um brasileiro morre afogado no país, em rios, lagos e represas, incidentes que poderiam ser evitados por meio da disseminação de informações sobre segurança aquática e conscientização de riscos.
Segundo o último Boletim Epidemiológico da Sobrasa, divulgado em 2022, as mortes por afogamento de crianças entre 1 a 4 anos de idade passaram a ser a 1ª causa de óbito a partir de 2020, o que chama atenção para a necessidade de cuidados dentro de casa. O aumento das vítimas fatais por afogamento também teve reflexo nas crianças entre 5 e 9 anos de idade, que ocupa a 2ª posição no ranking divulgado pela entidade.
A Sobrasa lembra que entre as soluções para conferir segurança às piscinas estão o isolamento da área por meio da instalação de cerca e de dois ralos, ambos com tampas anti-sucção, que evitam o aprisionamento do corpo e a sucção de cabelos, dispositivos que são fáceis de serem encontrados e de valor baixo no mercado
O boletim da Sobrasa chama atenção para os óbitos de turistas no país. A cada três dias, um turista morre no Brasil vítima de afogamento, sendo destes, 31% oriundos do estado de São Paulo, principal emissor de visitantes para todo o país. Santa Catarina é o estado que aparece com 22% de morte de turistas por afogamento.
O Verão é a época do ano em que os afogamentos são mais recorrentes, correspondendo a 45% do total, entre os meses de dezembro e março, quando as pessoas estão mais em contato com fontes de água como praias, rios, lagoas e represas. Por esse motivo, esse ano o Ministério do Turismo soma esforços à causa com as ações que envolvem as secretarias estaduais e municipais de turismo, além de estimular a iluminação de prédios públicos, monumentos históricos e, principalmente, turísticos.
Desde 2022, a Sobrasa tem a DHL Express como uma de suas apoiadoras dos programas Kim da Escola, Surf-Salva, Sobrasa Kids e Piscina+Segura, que já ajudaram a formar mais de 890 mil crianças e adultos no Brasil no combate aos afogamentos. O apoio à causa da segurança aquática faz parte das práticas empresariais sustentáveis e do compromisso da DHL com a sociedade e o meio ambiente, o grupo contribui positivamente para o mundo.