Convenção debaterá o que o mercado pode esperar no atual contexto
Amanhã, segunda e terça-feira acontecerá a Convenção Secovi-SP, com a pretensão de ser o maior evento de negócios imobiliários do país. Em formato presencial, na sede da capital paulista, e on-line, esta edição apresentará algumas das inovações do setor, bem como soluções indispensáveis para o desenvolvimento do mercado e da cidade. Análises macroeconômicas e políticas estão na programação.
Amanhã, acontecerá visita técnica à antiga Usina da Traição, espaço atualmente em revitalização pelo Consórcio Usina São Paulo.
Na segunda-feira, às 9 horas, será a abertura oficial da Convenção. Em seguida, a jornalista Denise Campos de Toledo vai moderar os debates sobre o que o setor imobiliário pode esperar dentro do atual contexto econômico do Brasil e do mundo, bem como os impactos das próximas eleições para governo do estado de São Paulo e Presidência da República. Participam deste painel o também jornalista Marcos Guterman, diretor de Opinião do Estadão, Pedro Nery, consultor legislativo do Senado Federal e colunista do Estadão, Fernando Machado, superintendente de Pesquisas Econômicas do Itaú Unibanco, Rodrigo Luna, presidente do Secovi-SP, e José Carlos Martins, presidente da Câmara Brasileira da Indústria da Construção (CBIC).
Encerra a primeira manhã da Convenção o painel “Inteligência de mercado e cidade de São Paulo”, coordenado por Celso Petrucci, economista-chefe do Secovi-SP, com palestra de Ely Wertheim, presidente executivo CEO do Sindicato. Nesta ocasião, será anunciada a nova ferramenta de geoprocessamento Mapa Secovi-SP, que vai oferecer muito mais informação sobre a cidade e o mercado imobiliário, com parceria da startup Data Land.
Dentre as palestras da tarde, destaque para a presença do secretário municipal de Urbanismo e Licenciamento de São Paulo, Marcos Gadelho, que estará no painel “Como a legislação urbana pode criar a cidade que queremos”. Ricardo Yazbek, vice-presidente de Assuntos Legislativos e Urbanismo Metropolitano do Secovi-SP coordena os debates sobre a contribuição das leis na melhoria da vida das pessoas, no adensamento e na garantia da justiça social. Também participam Claudio Bernardes, vice-presidente da entidade, e Miguel Bucalem, ex-secretário municipal de Desenvolvimento Urbano de São Paulo.
Na terça-feira, à tarde, Rodrigo Wermelinger, diretor executivo de Habitação da Caixa, estará no painel “Panorama do mercado nacional e as perspectivas do programa Casa Verde Amarela”. Neste encontro, Celso Petrucci, do Secovi-SP, Ronaldo Cury, vice-presidente de Habitação do SindusCon-SP, Rodrigo Luna, presidente do Secovi-SP, Daniela Ferrari, diretora de Habitação Econômica do Secovi-SP e diretora na construtora Tenda, e José Carlos Martins, presidente da CBIC, destacarão as intervenções necessárias para que o Casa Verde e Amarela cresça e permaneça como programa habitacional de Estado.
A Convenção Secovi-SP 2022 traz a novidade “Arena Secovi de Inovação”, espaço que permitirá aos participantes ingressarem na primeira feira digital de soluções tecnológicas dirigidas ao setor imobiliário. Palestras, experiências e descobertas capazes de transformar e potencializar os negócios.
Em dois dias, serão apresentadas inúmeras soluções de mercado. Na terça-feira, por exemplo, a “Web 3.0 e seu impacto nos negócios” será o tema do encontro entre Rodrigo Abrahão, coordenador do Núcleo de Empreendedorismo e Inovação do Secovi-SP, e Fábio Garcez, CEO da Construtor de Vendas.
No mesmo dia, os conceitos da tokenização e propriedade compartilhada, com apresentação de exemplos práticos, serão abordados por Juliana Abrusio, sócia do escritório Machado Meyer Advogados, Rafael Felcar, fundador e CEO da TOKE Invest Ativos Reais, e Fernando Cutait, diretor da Hashlar.
A evolução do ambiente regulatório de tokenização, como a legislação pode trazer mais segurança jurídica e tornar esse mercado relevante nos próximos anos serão assuntos tratados por Erik Oioli, sócio da VBSO Advogados e Professor da Pós-Graduação no Insper, Nathalia Lopes, advogada na Bicalho ADV, e Hugo Pierre, CEO e fundador da Growth Tech.