Conceito para empreendimentos habitacionais econômicos e inteligentes
Pensado para identificar os empreendimentos que estão sendo desenvolvidos pela Callabrez Construtora e Incorporadora, em São Paulo, o conceito de Habitação Econômica Inteligente (HEI) oferece garantia de qualidade, princípios arquitetônicos e urbanísticos, engenharia de valor, industrialização da construção e ESG (meio ambiente, social e governança), valores fundamentais para consolidação de seus produtos.
Segundo a empresa, trabalhados de forma continuada, holística e sistêmica, representados em projetos e materializados nas futuras obras, traduzem, sob a perspectiva da sigla HEI, processos, diretrizes e valores capazes de estimular a conquista de reconhecimentos para os empreendimentos que se destacam e se posicionam na oferta de qualidade ambiental dos espaços projetados. Assim, atendem aos requisitos para enquadramento como habitação econômica e inteligente, com potencial para serem aplicados para diferentes segmentos e padrões econômicos, médio e alto padrão.
O conceito de HEI foi idealizado para validar todas as etapas dos empreendimentos da empresa, que preconiza a redução de entulho, o desperdício de materiais e energia, o menor consumo de recursos durante as fases de projeto e construção e, principalmente, ao longo do ciclo de vida da edificação, em plena utilização por parte dos moradores e usuários, menor impacto ao meio ambiente, e preocupação com o bem-estar e a qualidade de vida do morador.
Marcus Rocha, diretor de projetos da Callabrez, explica que a diminuição de resíduos, a formação de cadeia de fornecedores comprometida com ciclos produtivos mais alinhados a práticas ambientalmente responsáveis e a busca por estratégias para compensar emissões de carbono oriundas das operações das fases que envolvem a construção e a operação dos empreendimentos estão entre as prioridades da construtora: “Nossa intenção é unir essas expectativas mais responsáveis ambientalmente com o fornecimento de empreendimentos financeiramente acessíveis, com boa localização, em locais centrais e que se diferenciam pela acessibilidade que fornecem. Nossa diretriz como negócio é com a permanente inovação de nossas práticas e processos”.
Rocha complementa que, com o sucesso das ações comprometidas com práticas ambientalmente responsáveis, a construtora tem a intenção de conquistar certificações, por exemplo, a WELL e a Fitwel, que reconhecem e valorizam empreendimentos que se destaquem no desempenho de categorias que envolvem a saúde e o bem-estar dos ocupantes e do meio ambiente.
Para a Callabrez, os projetos também devem atender a premissas que facilitem o processo de ocupação, criem oportunidades aos moradores e possibilitem ampliar a qualidade de vida dos residentes e da região de entorno aos empreendimentos. Entre as estratégias da empresa, estão a preocupação com a ocupação de vazios urbanos em áreas com localização estratégica, dotados de infraestrutura urbana, comércios e serviços consolidados e áreas para lazer e cultura, por exemplo.
Os empreendimentos são, portanto, geolocalizados em áreas centrais ou em áreas conformadoras de centralidades urbanas, com vitalidade e dinamismo social, princípio singular para enquadramento do empreendimento habitacional de interesse social. Além disso, eles são feitos com a preocupação de apresentar ao usuário produtos não apenas com eficiência construtiva, mas também capazes de garantir conforto ambiental e salubridade nos interiores das unidades habitacionais, institucionais ou comerciais.
“O conceito HEI é a base para todas as nossas ações, ele permite como produto final, servir cada vez melhor aos nossos clientes e como conceito, sem sobra de dúvidas, é uma referência fortíssima para nossos valores e a cultura organizacional da nossa empresa”, comenta Rodrigo Calabrez, fundador e CEO da Callabrez.
Outras preocupações em que a Callabrez busca soluções permanentes para os futuros empreendimentos estão relacionadas à redução dos custos operacionais e condominiais, o fomento de soluções pautadas em compartilhamento, fortalecimento de relações sociais de vizinhança, a geração de oportunidades empreendedoras por meio da Economia Criativa, Circular e Solidária. Para tudo ser tornar realidade, a inovação é a base de tudo, que prevalece como base na valorização da propriedade intelectual em busca por soluções apropriadas, na arquitetura e urbanismo, engenharia multidisciplinar, design e comunicação, com pesquisa e incremento contínuo de soluções industrializadas e digitalizadas aos projetos.