Edição 351Abril 2024
Terça, 21 De Maio De 2024
Editorias

Publicado em 8/05/2024 - 7:16 am em | 0 comentários

PMS/Divulgação

Centro Temático de Cinema de Santos será voltado à economia criativa

Obras avançam para nova fase

Centro Temático de Cinema de Santos será voltado à economia criativa

O Centro Temático de Cinema de Santos está sendo implantado em prédio anexo ao Mercado Municipal, na Vila Nova. O equipamento será voltado ao desenvolvimento da economia criativa e deve ficar pronto no segundo semestre do ano, representando investimento de R$ 3,5 milhões, sendo R$ 2,7 milhões do Departamento de Apoio ao Desenvolvimento dos Municípios Turísticos (Dadetur) 2019 e o restante contrapartida da Prefeitura. Os trabalhos são executados pela Leman Construções, que venceu licitação pública.

O projeto prevê a conservação da edificação do anexo do mercado, com implantação de um equipamento composto por térreo, 1º e 2º pavimentos. O térreo, área com 472,7 m², terá recepção, sala de cinema com capacidade para 70 pessoas, café com estar, e sanitários públicos (inclusive sanitários acessíveis). O primeiro pavimento (175 m²) está destinado a abrigar a sala de projeção, o almoxarifado, a Midiateca (acervo de filmes, gravações etc.), uma sala de reunião e três salas administrativas, além de sanitários. Já no segundo pavimento ficarão sala de aula para 21 alunos, estúdio de áudio, duas salas de produção, uma ilha de edição, copa e sanitários (incluindo os acessíveis). Todo o segundo pavimento soma 300 m².

Na primeira fase de obra, a fundação foi executada com o sistema de estacas-raiz. “Vencida a fase de fundação, começa a execução dos pilares de sustentação do primeiro pavimento”, explicou o arquiteto Roger Guerra, diretor do Departamento de Obras Públicas da Secretaria de Obras e Edificações (Seobe): “Depois o piso será concretado e começará a montagem das formas das lajes do primeiro pavimento”.

Com a fundação pronta, começou nesta semana a execução dos pilares de sustentação do primeiro pavimento. Ao mesmo tempo, terá continuidade a recuperação das esquadrias e do reboco no edifício antigo. A intervenção complementa as obras em execução no Mercado Municipal. O espaço vem sendo modernizado para abrigar todos os negócios voltados ao comércio tradicional e à economia criativa, na estratégia para impulsionar a revitalização e desenvolvimento do Centro Histórico de Santos.

O Centro Temático de Cinema contará com a escola de cinema e um estúdio, que vai atender à própria escola e à demanda de produções. A escola terá formação continuada e oficinas sobre temas cinematográficos: história do cinema, gêneros, direção de atores, direção de arte, roteiro, entre outros que possam atender tanto profissionais do audiovisual quanto interessados pela área.

Responder