Celular + volante = altos riscos
Nelson Tucci
Se você usa o celular enquanto dirige, atenção: digitar uma mensagem de texto enquanto conduz um veículo, a 80 km/h, equivale a dirigir com os olhos vendados por um percurso de até 100 metros. Esta é uma das conclusões da diretriz “Riscos do uso do telefone celular na condução de veículos automotores”, lançado pela Associação Brasileira de Medicina do Tráfego (Abramet).
De acordo com a Polícia Rodoviária Federal, as causas de acidentes são, pela ordem, falta de atenção do (a) motorista; desobediência à sinalização; excesso de velocidade e consumo de álcool; só depois é que vêm os defeitos mecânicos.
Atualmente o Brasil acumula uma frota superior a 100 milhões de veículos e mais de 238,5 milhões de aparelhos de telefone celular ativos. “Os graves riscos da combinação desses dois equipamentos ganharam relevância para as ações de preservação da vida no trânsito e acenderam um sinal de alerta na Abramet”, destaca Flavio Emir Adura, diretor científico da associação, líder do grupo de especialistas que estudou o assunto. O documento, inédito no Brasil, traz um panorama atualizado sobre a chamada Falha de Atenção ao Conduzir (FAC), qualificação técnica para o desvio da atenção do motorista que, entre outros fatores, inclui o uso do telefone.
Leia mais em www.veiculosenegocios.blogspot.com.br
Veículos & Negócios é publicada mensalmente na versão impressa do jornal Perspectiva e atualizada semanalmente no blog.