Caminhoneiros preocupados
Nelson Tucci
A Freto divulgou pesquisa sobre o setor de transportes rodoviários, mostrando que a satisfação com a profissão segue em nível crítico, segundo a 4ª edição do Índice de Satisfação dos Caminhoneiros nas Estradas. A amostragem ouviu 730 motoristas em julho e mostra que, embora a nota média tenha subido para 4,28 em 2025 (em uma escala de 0 a 10), a insegurança nas estradas continua sendo o maior desafio, com queda de 15% na avaliação desde 2022.
Outros pontos como condição das rodovias e preços do frete apresentaram melhora, mas temas sensíveis como combustíveis e infraestrutura de descanso permanecem entre as principais aflições da categoria. O levantamento traz dados inéditos e tendências relevantes para o setor logístico às vésperas do Dia do Caminhoneiro (25/7).
No geral, o sentimento é que a profissão melhorou ligeiramente em 2025, após um período de queda, mas ainda há diversas preocupações. Na análise por temas, a condição das estradas apresentou um avanço importante, com aumento de 20% na avaliação dos caminhoneiros entre 2022 e 2025. Em contrapartida, preço dos combustíveis e segurança nas estradas teve queda de 15% deste último, no período (de 2,98 para 2,52), reforçando a sensação de vulnerabilidade vivida por muitos motoristas no dia a dia. Já a nota sobre o preço do frete, melhorou 37,9% (de 4,06 para 5,60).
“Estamos falando de uma categoria com mais de dois milhões de caminhoneiros, que seguem enfrentando desafios diários. Vemos avanços em estrutura e remuneração, enquanto a segurança continua sendo uma das maiores preocupações. É preciso olhar para isso com seriedade, pois desde o início as notas que temos acompanhado para quase todos os pontos críticos têm sido muito baixas. Embora o setor público tenha um papel importante, há diversas estratégias de inovação que as próprias empresas podem adotar para trazer muitos impactos positivos no setor logístico”, diz Thomas Gautier, CEO do Freto.
Leia mais em www.veiculosenegocios.blogspot.com.br
Veículos & Negócios é publicada mensalmente na versão impressa do jornal Perspectiva e atualizada semanalmente no blog.