Edição 352Maio 2024
Quinta, 13 De Junho De 2024
Editorias

Publicado em 16/08/2022 - 7:49 am em | 0 comentários

Divulgação

Bicentenário da Independência é celebrado no Brasil e em Portugal

Diversas iniciativas culturais estão sendo programadas

Bicentenário da Independência é celebrado no Brasil e em Portugal

O dia 7 de setembro marca o bicentenário da Independência do Brasil e, para comemorar a data, diversas iniciativas culturais estão sendo programadas. As atividades são realizadas em várias cidades do Brasil e em Portugal. O intuito é recordar o processo histórico que conduziu à independência brasileira e destacar o relacionamento entre os dois países ao longo desses 200 anos. Os eventos celebram não só a Independência, como o centenário da travessia aérea do Atlântico Sul pelos aviadores Gago Coutinho e Sacadura Cabral e o centenário do nascimento do escritor José Saramago.

Entre os destaques da programação, exposição “A Universidade de Coimbra e o bicentenário da independência”, a partir de 7 de setembro, na Universidade de Coimbra. A exposição conta com registros da imprensa oitocentista e documentos como a matrícula do primeiro aluno “natural do Brasil” na Faculdade de Leis, em 1579. A mostra, que reúne registros bibliográficos e documentais pré e pós-coloniais da relação centenária entre a Universidade de Coimbra e o Brasil, foi recebida pela cidade de Recife de março a maio deste ano, e parte para Coimbra em setembro.

A iniciativa é da Universidade de Coimbra em parceria com a Fundação Joaquim Nabuco, a Associação Portuguesa de Imprensa e a Associação da Imprensa de Pernambuco, com o apoio da Embaixada de Portugal no Brasil e do Instituto Camões.

Já no Palácio das Necessidades, em Lisboa acontecerá a exposição sobre o Bicentenário da Independência do Brasil, de 1º a 30 de setembro. No local funciona atualmente o Ministério dos Negócios Estrangeiros de Portugal. A mostra é organizada pelo Instituto Diplomático e apresenta documentação relativa à Independência do Brasil e sua relação com Portugal.

Na edição deste ano do Festival Internacional das Artes da Língua Portuguesa (Festlip), em outubro e novembro, no Rio de Janeiro, estarão presentes enfoques à herança cultural portuguesa em um programa multidisciplinar de teatro, música, literatura e debates.

Responder