Edição 353Junho 2024
Segunda, 24 De Junho De 2024
Editorias

Publicado em 16/05/2024 - 7:02 am em | 0 comentários

Divulgação

Aprenda a calcular a quantidade certa de revestimento para pisos e paredes

Orientações que ajudam na decisão

Aprenda a calcular a quantidade certa de revestimento para pisos e paredes

A Roca Brasil Cerámica, do grupo mexicano Lamosa, reconhece a incerteza sobre a quantidade de revestimento que deve ser comprada no ponto de venda quando se pretende renovar pisos e paredes. “Esse receio de estimar o volume errado faz todo sentido, pois ninguém quer correr o risco de levar a menos ou um número bem acima de caixas necessárias para o assentamento no local”, afirma Christie Silva Schulka, Marketing Manager da empresa, que preparou conteúdo para quem se encontra nesta fase da obra.

A estimativa do material começa com a clássica operação aritmética que compreende a largura x a altura de cada parede do ambiente. O passo seguinte é medir as áreas referentes aos vãos das janelas e portas para subtrair do número inicial. E, finalmente, adicionar a margem de segurança, entre 5 e 10%, do volume calculado.

Veja este exemplo de um cálculo prático de paredes: dormitório com 4 paredes de 2 m de largura, e pé direto de 2,5 m. O perímetro total, 4 × 2 m (total de paredes multiplicado pela largura) = 8 m. Depois, área total: 8 x 2,5 m (perímetro x pé direito) = 20 m².

Em seguida, a subtração dos vãos: porta – 0,8 x 2 m*= 1,6m² | janela: 1 x 0,5 m* = 0,5m², com a somatória das áreas: 1,6 m² + 0,5 m² = 2,10 m² (*largura x altura). Subtração da área total com os vãos: 20 m² – 2,10 m² = 17,9 m². Levando em conta a margem de 10%: 17,9 m² + 1,79 m² = 19,69 m² de revestimento.

Agora, acompanhe o cálculo do revestimento para pisos, o que é bastante simples e deve levar em conta o formato do ambiente. Para áreas retangulares, basta multiplicar o comprimento pela largura do ambiente, tendo assim a área total que se deseja revestir.

Em seguida, deve-se proceder do mesmo modo com a peça escolhida para aplicação, como as 90 x 90 cm e 0,60 x 1,20 cm, entre outras dimensões, encontradas nas linhas da Roca Cerámica e Incepa. O passo final é dividir a m² do ambiente pela m² do revestimento para elaborar o quantitativo necessário para a instalação no ambiente. E considerar a margem de segurança para áreas retangulares: nos formatos de até 90 x 90 cm, recomenda-se um adicional de 5% a 10% da área total a ser revestida. Já para superformatos Roca (120 x 120 cm | 100 x 200 cm | 120 x 250 cm | 160 x 160 cm e 160 x 320 cm) e Incepa (120 x 120 cm), o ideal é considerar entre 3 e 6 peças sobressalentes. Para a medição em ambientes integrados, a recomendação da Roca Brasil Cerámica é realizar a divisão em áreas menores para a obtenção das medidas individuais que, por sua vez, serão somadas posteriormente.

No caso de áreas não tradicionais como um triângulo, a medição é feita através da multiplicação do comprimento e largura, que depois será dividida por 2. Tendo em mente que essa forma implica em um volume maior de recortes ou perdas, é sugerido um acréscimo entre 10 a 15% no total de peças compradas.

Para efetuar o cálculo em número de caixas de revestimento a serem compradas, basta dividir a área total que se deseja revestir pelo m² indicada na caixa do produto, lembrando sempre de considerar o percentual de segurança recomendado.

Ao dividir a área total do cômodo pelo tamanho do revestimento, deve-se acrescentar a e realizar o arredondamento do número exato de peças.

Após computar a área do piso, a Roca Brasil Cerámica indica que não se pode esquecer do rodapé, elemento com altura de 10 e 15 cm e que protege a parede contra a umidade. É importante que o tamanho do rodapé e do porcelanato sejam compatíveis para resultar em uma conta exata. Por exemplo: se o rodapé tiver 10 cm de altura e o revestimento 60 cm, será possível cortar 6 rodapés e, no caso de 15 cm, 4. Entretanto, quando não há essa coerência, pode haver um desperdício de material no corte. E atenção: também vale a margem de 10% como forma de garantir tranquilidade durante a execução da obra.

Considerando que o padrão das medidas é em metro, revestimentos como os de 90 x 90 cm devem ter suas dimensões convertidas: 0,90 x 0,90 m.

Responder