35 mil litros de chope para não faltar animação na 39ª Festa Pomerana
Cervejaria oficial da 39ª Festa Pomerana, a Schornstein preparou 35 mil litros de oito diferentes estilos de chope para o evento, que acontece de hoje a 21 de janeiro, em Pomerode, Santa Catarina. Seis bares estarão distribuídos em todos os pavilhões da festa, servindo os estilos Pilsen, Weiss, Witbier, IPA, Bock, Imperial IPA, chope de vinho e o destaque IPA Tangerina, que faz sucesso entre os amantes desse estilo, por ser uma bebida leve, refrescante, com amargor equilibrado e um toque cítrico marcante. O público também terá a possibilidade de experimentar as brasagens das cervejarias AllesGut, Borck e Wunderbier.
A Festa Pomerana agita o Verão catarinense e celebra a tradição dos imigrantes que colonizaram a bucólica Pomerode. No total, serão 14 pontos gastronômicos, além de dois restaurantes, um no Pavilhão Principal e outro no Biergarten. Nestes locais, o público poderá encontrar todos os sabores que remetem à Alemanha e, principalmente, receitas que os imigrantes criaram ao longo dos anos com os ingredientes que encontraram ao chegarem no Brasil.
Para animar a festa, haverá cerca de 50 atrações musicais tocando em todos os setores do evento. Um dos destaques é o show da banda alemã Dorfrocker, nos dias 12, 13 e 14 de janeiro, no Pavilhão Cultural. Na sexta-feira e no sábado, a apresentação está marcada para as 22h e no domingo, às 15h.
A Festa Pomerana será ponto de encontro para grupos de Bandoneon, Teufelsgeige (Violino do Diabo) e Bandas Marciais. Também haverá um dia dedicado à recepção dos Grupos Folclóricos e da Melhor Idade.
Haverá um Concurso de Delícias para quem quiser provar seus dotes na culinária germânica, competições típicas como Serrador e Lenhador e Alles Wurst – É tudo linguiça e chope no caneco, entre outras, além do Desfile de Tochas, Marcha da Cozinha e Cultuo em Plattdeustsch, um dialeto baixo-alemão que quase desapareceu totalmente, com conhecimento e prática de apenas 3% da população alemã.
A Schornstein escolheu os estilos de chope que harmonizarão perfeitamente bem com os pratos típicos disponíveis na festividade. “Estamos muito animados por, mais uma vez, participarmos da festa, não só porque é um dos principais eventos da cidade, mas também porque celebra a cultura germânica”, diz Gustavo Barreira, CEO da Companhia Brasileira de Cerveja Artesanal (CBCA), dona da marca: “Como a Schornstein é uma cervejaria tipicamente alemã, que preza por difundir essas raízes, estamos em total sintonia e nos sentimos muito à vontade para contribuirmos levando o que fazemos de melhor, que é uma cerveja artesanal com alma”.
A Schornstein IPA é uma das mais tradicionais, premiadas e conhecidas IPAs do mercado. Trata-se de uma IPA de coloração dourada intensa, de notas cítricas, frutadas e resinoso que deixa a receita refrescante e com bom drinkability, mas também com o característico e desejado amargor que o estilo pede.
Outra opção que já caiu no gosto do público e surpreende com sua refrescância é a IPA Tangerina, que leva o extrato da fruta e um dry hopping de Citra e Amarillo. Apresenta um corpo médio e espuma duradoura. A tangerina aparece de forma sutil no aroma e mais intensamente no paladar.
A leve e refrescante Pilsen é uma clássica representação do estilo com seu aroma que remete ao malte, cereais e notas de panificação, características que se confirmam no paladar.
Estilo clássico e típico da Alemanha, a Schornstein Weiss é uma bebida de trigo com coloração amarelo intenso. É turva e tem evidenciado o aroma de banana e cravo, o que traz refrescância à receita.
A Schornstein Bock é uma bebida robusta, que apresenta alta complexidade devido à escolha de maltes especiais que atuam como protagonistas. Remete ao caramelo, toffee, tosta e um sutil amadeirado, complementado por um leve herbal.
A Schornstein Imperial IPA (estilo também chamado de Double IPA) é versão mais complexa da India Pale Ale. De coloração âmbar e brilhante, apresenta denso creme e aroma floral, cítrico e frutado. É intensamente lupulada, com teor alcoólico elevado e amargor acentuado.
A Schornstein Witbier é uma cerveja de trigo extra com laranja e coentro. Com 5% de teor alcoólico, é uma bebida refrescante, indicada para as estações mais quentes do ano.
O chope de vinho é uma bebida alcoólica mista, feita com vinho tinto de origem Catarinense e o tradicional chope Schornstein Pilsen. Apresenta alta drinkability, é leve, saboroso e refrescante.
A Cervejaria Schornstein é uma das primeiras fábricas de cerveja artesanal brasileira, fundada em junho de 2006, em Pomerode. Sua sede fica em uma edificação histórica, o antigo Mercado Weege. Ao lado da fábrica, o prédio que deu início à cervejaria abriga, atualmente, o brewpub Schornstein Kneipe, que se destaca por uma imponente chaminé de 30 metros de altura feita de tijolos maciços artesanais. Vem daí o nome Schornstein que, em alemão, significa chaminé.
Conhecida por fabricar uma “cerveja com alma”, a Schornstein resgata o talento natural para produzir cerveja trazido pelos primeiros imigrantes alemães que se estabeleceram no Vale Europeu, em Santa Catarina. A cervejaria, que produz diversos estilos de cerveja, já ganhou várias medalhas de excelência conquistadas em concursos cervejeiros nacionais e internacionais.