Edição 351Abril 2024
Terça, 21 De Maio De 2024
Editorias

Publicado em 2/05/2024 - 6:56 am em | 0 comentários

Divulgação

1º Festival de Cinema de Xerém estreia com mais de 40 filmes e homenagens

Troféu Zeca Pagodinho

1º Festival de Cinema de Xerém estreia com mais de 40 filmes e homenagens

Primeira edição do Festival de Cinema de Xerém acontece na semana que vem, de quarta-feira a sábado, em Duque de Caxias, no Rio de Janeiro, com atividades programadas no Centro de Convenções John Wesley, na Escola Brasileira de Audiovisual (EBAV) e no Instituto Zeca Pagodinho, com toda programação gratuita. Com direção do produtor e diretor da EBAV, Sérgio Assis, a programação traz 27 curtas-metragens em competição que concorrem ao Troféu Zeca Pagodinho, idealizado pelo artista autodidata paraibano Bejamim Carlos dos Santos, e ao Prêmio Edina Fuji.

Para o diretor do festival, o evento tem como objetivo democratizar e difundir a produção audiovisual com foco especial na Baixada Fluminense e no território de Duque de Caxias e Xerém: “A ideia é proporcionar um intercâmbio enriquecedor para as diversas produções realizadas na região e em todos os estados brasileiros”.

O 1º Festival de Cinema de Xérem traz na sua programação mais de 40 filmes, deste total 27 são curtas-metragens vindos de sete estados brasileiros (RJ, PR, SP, DF, BA, PE e ES), sendo 12 filmes dirigidos por mulheres.

O festival abre na quarta-feira, 8, com o premiado “Três Verões”, de Sandra Kogut, protagonizado pela atriz Regina Casé, uma das homenageadas do festival deste ano. Na sexta-feira, 10, é a vez do cineasta Hsu Chien, igualmente homenageado no evento, receber o troféu, seguido da sessão do seu longa “Desapega”, com Glória Pires, Maisa, Marcos Pasquim e grande elenco.

A programação está dividida nas Mostras Competitivas Nacional de Curtas, com cinco filmes que abordam temas variados, Mostra Cinema Leva Eu, composta de dez curtas produzidos por alunos formados pela Escola Brasileira de Audiovisual (EBAV), Mostra Fluminense e Baixada de Curtas, com quatro títulos feitos por realizadores da Baixada fluminense, e a Mostra Especial da Crítica de Curtas, com uma coleção de oito obras que chamam a atenção para temas sociais, culturais e pessoais.

O festival promoverá uma série de atividades formativas, como a oficina “O poder mágico do cinema”, com o ator e produtor Marcello Gonçalves, e as masterclasses “Novas formas de produção e distribuição por meio de redes colaborativas”, com o diretor Cavi Borges, “Qual o diferencial de um filmmaker e a inserção da IA no mercado audiovisual”, com o filmmaker Vlad Aguiar, e “A Baixada no centro da cena!” com o ator Leandro Santanna. Debates diários com realizadores e convidados, mediados pelo crítico de cinema, dramaturgo e roteirista Rodrigo Fonseca, completam a programação. Os interessados devem fazer a inscrição prévia em www.festivaldexerem.com.br

Para a criançada, o evento traz a Mostrinha de Cinema com filmes como “Passagem secreta”, de Rodrigo Grota, “Placa mãe”, de Igor Bastos, “Pluft, o fantasminha”, de Rosane Svartman e “Chef Jack, o cozinheiro aventureiro”, de Guilherme Fiuza Zenha

Com a direção geral de Sergio Assis, direção executiva de Emerson Rodrigues e direção de programação de Mónica Trigo, o festival é uma realização da EBAV em parceria com o Instituto Zeca Pagodinho. Apoio da Naymovie, Rádio Serra Verde 98,7 FM e Telecine. Apoio cultural da Secretaria Municipal de Cultura e Turismo e Secretaria Municipal de Educação da Prefeitura de Duque de Caxias.

Responder