Edição 358 Novembro 2024
Edição 358Novembro 2024
Segunda, 02 De Dezembro De 2024
Editorias

Publicado na Edição 252 Janeiro 2016

Reprodução

Consumidor aposta que preço cairá

VivaReal: mais de 3 milhões de anúncios para compra e locação

Consumidor aposta que preço cairá

O portal de imóveis VivaReal, em www.vivareal.com.br, realizou pesquisa para conhecer as expectativas dos consumidores em 2016, considerando que 2015 registrou mudanças na economia e no mercado imobiliário. O levantamento foi realizado com pessoas que buscaram imóveis para compra ou aluguel por meio do portal nos últimos três meses.

O estudo apontou que os consumidores continuam pessimistas com a economia do país, mas acreditam em oportunidades no mercado imobiliário. Para 33% dos consumidores, a economia deve piorar no próximo ano. Entre os entrevistados, 51% apostam que os preços dos imóveis devem cair em 2016 e 63% acreditam que vão conseguir melhor margem de negociação com imobiliárias e corretores.

“Dificilmente veremos quedas bruscas de preços em um curto período de tempo, pois as mudanças no mercado imobiliário são de longo prazo. A confiança e o poder de compra dos consumidores, porém, são afetados pelas crises política e econômica”, explica Lucas Vargas, vice-presidente executivo do VivaReal.

A pesquisa mostrou que 36% dos entrevistados pretendem comprar ou alugar um imóvel durante o primeiro trimestre do ano. Mesmo com as mudanças das regras pela Caixa Econômica Federal, o financiamento continua sendo a primeira escolha dos consumidores (54%) para comprar o imóvel. Outros 17% pretendem pagar à vista e 14% buscam entrar no Minha Casa Minha Vida.

“Com as alterações nas regras de financiamento foi possível notar uma migração das intenções de compra para o aluguel”, avalia Vargas: “No entanto, os consumidores que pretendem comprar ainda no primeiro trimestre de 2016 podem encontrar outras alternativas de financiamento ou optar por outras modalidades, como por exemplo o consórcio”.

Com imóveis de corretores, imobiliárias e incorporadoras anunciados em mais de 1.000 cidades brasileiras, o VivaReal conecta o consumidor ao imóvel ideal por meio de mais de 3 milhões de anúncios para compra e locação. O portal informa que recebe mais de 12 milhões de visitas por mês por meio do site e dos aplicativos móveis.

Responder