“Paraty em Foco” debaterá selfie
Leandro Ayres
COMO acontece há 10 anos, a histórica Paraty, no litoral do Rio de Janeiro, receberá de 23 a 27 de setembro a 11ª edição do festival internacional de fotografia “Paraty em Foco”, organizado pela Galeria de Fotografia Zoom, Estúdio Madalena e Ministério da Cultura.
O evento aumenta a cada ano em números de participantes e em importância, surfando na onda do crescimento de adeptos da arte fotográfica. A cada edição um novo tema é abordado como assunto principal. Neste Paraty em Foco a discussão será mediada por Juan Esteves e Iatã Cannabrava em torno da febre do selfie – autorretrato feito com gadgets digitais (celulares ou câmeras portáteis), onde cada pessoa constrói sua imagem tornando-se seu próprio marqueteiro. A finalidade não é definir um posicionamento, mas apontar os prós e contras, que é o que dá forma ao debate.
Paraty espera receber cerca de 2 mil pessoas de todo o país e estrangeiros que buscam no festival atividades ligadas a fotografia. Haverá workshops com profissionais renomados, como Gregórie Korganow, Claudio Edinger, Edu Monteiro, entre outros, cada qual com uma temática. Exposições ao ar livre para o público, discussões de trabalhos autorais, diversas instalações multimídia com filmes sobre trabalhos fotográficos, vendas de fotografias impressas, inúmeras saídas fotográficas nos arredores, trocas de informações e muito networking. Visando fomentar a produção e a difusão fotográfica contemporânea, o Prêmio Paraty em Foco gratificará dois artistas residentes em território nacional, autores do melhor trabalho fotográfico e do melhor trabalho multimídia participante da Convocatória em Foco 2015. Mais emwww.paratyemfoco.com