Edição 355 Agosto 2024
Edição 355Agosto 2024
Domingo, 15 De Setembro De 2024
Editorias

Publicado na Edição 256 Maio 2016

Divulgação

Nova torre em Dubai Creek Harbour

Inspirado nos lírios, projeto evoca a imagem de um minarete

Nova torre em Dubai Creek Harbour

Um novo ícone irá definir o panorama urbano de Dubai, com a construção de uma torre magnífica em Dubai Creek Harbour, conforme projeto e recursos arquitetônicos apresentados pela Emaar Properties. O projeto é do arquiteto neo-futurista espanhol/suíço Santiago Calatrava Valls e foi escolhido, por meio de concurso internacional, pelo vice-presidente e primeiro-ministro dos Emirados Árabes Unidos e Soberano de Dubai, Sua Majestade o Xeique Mohammed bin Rashid Al Maktoum.

A torre servirá como o núcleo central de Dubai Creek Harbour, localizado a 10 minutos do Aeroporto Internacional de Dubai, ao lado do rio Dubai Creek, e nas proximidades da Reserva Biológica Nacional Ras Al Khor, protegida pela Convenção de Ramsar da Unesco.

Segundo o presidente da Emaar Properties, Mohamed Alabbar, a torre é um tributo da empresa à positividade, à energia e ao otimismo que Dubai e os Emirados Árabes Unidos celebram: “Será um destino turístico para o mundo visitar, desfrutar e celebrar a vida, pois Dubai se prepara para sediar a Expo 2020”.

O CEO da Dubai Holding, Fadel Al Ali, acrescentou: “Nosso empreendimento conjunto com a Emaar será um novo ponto de referência da Dubai, que oferecerá uma escolha de estilo de vida sem precedentes, em uma das áreas residenciais e turísticas mais cobiçadas de Dubai”.

Conforme detalhou o arquiteto Santiago Calatrava Valls, ele e sua equipe colocaram um grande esforço no desenvolvimento do projeto: “Foi uma honra muito especial participar do concurso. A colaboração com a Emaar Properties torna a missão ainda mais estimulante. O projeto traz uma clara referência à arte clássica do passado e à cultura do lugar, ao mesmo tempo em que representa uma grande conquista tecnológica”.

O projeto da torre busca inspiração nos lírios e evoca a imagem de um minarete (torre de mesquita), um recurso comum e aspecto distintivo da cultura islâmica. A haste esguia serve como a analogia da estrutura, que é ligada ao solo por cabos.

O empreendimento oferecerá vista em 360 graus da cidade, tendo como apogeu a “Sala do Pináculo” (The Pinnacle Room), que é um grande observatório. Os Terraços Ajardinados de Observação VIP (VIP Observation Garden Decks) irão recriar o esplendor dos “Jardins Suspensos da Babilônia”. A “piece-de-resistance” será os balcões rotativos que se projetam para fora. A torre terá um hotel butique.

Responder