Feita com tubos de papelão
Vencedor do prêmio Pritzker 2014, o japonês Shigeru Ban terá um de seus projetos mais conhecidos exibido na Japan House São Paulo até 4 de maio. Conhecida como “Paper Log House”, a casa foi pensada para ser construída de forma rápida e com baixo custo, utilizando materiais disponíveis mesmo em áreas atingidas por desastres, para servir como abrigo para vítimas, dentro do projeto “Disaster Relief”, iniciado em 1995, e já reproduzido fora do Japão em países como Índia, Haiti e Turquia. A versão apresentada na JHSP baseia-se no modelo construído em Kobe após o Grande Sismo de Hanshi-Awajhi de 1995.
O projeto faz parte da exposição “Princípios Japoneses: design e recursos”. Utilizando majoritariamente tubos de papelão e madeira, materiais que fazem parte do dia a dia de diversas regiões do mundo, essa construção possui projeto simples e de fácil execução. Por isso, quando é construída para servir como habitação temporária em situações emergenciais, como no caso de desastres naturais, é feita em colaboração com estudantes e voluntários. Seguindo o conceito original de utilizar materiais e mão de obra locais, para o modelo em exibição na Japan House São Paulo, a instituição convidou os alunos da FAU, da USP, e ETEC Itaquera IIs, que, junto dos professores responsáveis, realizaram as adequações necessárias ao projeto e a preparação dos materiais. Para a montagem da casa, integraram-se também alunos da Escola da Cidade. A pedido da JHSP, a casa conta com rampa de acesso, corrimão e legendas para tornar-se mais acessível ao público.
A Japan House São Paulo está localizada na Avenida Paulista, 52, na capital paulista, com funcionamento de terça a sexta-feira, das 10 às 18 horas, e sábados, domingos e feriados, das 10 às 19 horas.