Rinite por diferentes fatores
Quem sofre de rinite já conhece os sintomas: espirros frequentes, coriza, coceira no nariz, nos olhos e na garganta, lacrimejamento, entupimento nasal, entre outros. A rinite é uma inflamação da membrana da mucosa do nariz e, de acordo com o otorrinolaringologista Milton Souza Leão Júnior, do Hope Hospital de Olhos de Pernambuco, a doença pode ser causada por diferentes fatores. Ele explica que a rinite aguda de causa não alérgica geralmente é desencadeada por uma infecção viral ou substância irritante, mas o paciente se recupera normalmente. Já a rinite alérgica é desencadeada por uma resposta exagerada do organismo a substâncias estranhas e alergênicas, enquanto a rinite crônica é uma inflamação que dura mais de 12 semanas e geralmente ocorre juntamente com a sinusite crônica, causada por fatores alérgicos.
Leão Júnior detalha que a rinite deve ser tratada de acordo com a duração e a intensidade da crise: “Podem ser indicados medicamentos anti-histamínicos e descongestionantes nasais para ajudar o paciente a espirrar menos e a manter a coriza sob controle, corticosteroides para reduzir a inflamação da mucosa do nariz e, em caso de infecção bacteriana, o médico poderá prescrever um antibiótico”.
Ele alerta que é importante o paciente consultar um especialista e seguir o tratamento corretamente, a fim de evitar que a doença evolua para um quadro mais grave associado à sinusite, asma ou pneumonia.