Edição 353Junho 2024
Segunda, 24 De Junho De 2024
Editorias

Publicado na Edição 330 Julho 2022

Divulgação

Envelhecimento do cérebro…

Órgão passa por mudanças e envelhece ao longo dos anos

Envelhecimento do cérebro…

Como qualquer outro órgão do corpo humano, o cérebro também passa por alterações e mudanças ao longo dos anos e envelhece com o tempo. As alterações são tanto estruturais quanto funcionais. Nos cérebros idosos, por exemplo, ocorre uma perda de sintonia entre as regiões. Para esclarecer algumas curiosidades sobre a saúde do cérebro e o envelhecimento cerebral, o médico neurocirurgião Marcelo Valadares elencou mitos e verdades.

O tamanho do cérebro pode diminuir com a idade. VERDADE. A redução do volume do cérebro com a idade é comum durante o envelhecimento. Isso se deve à diminuição no número de células, entre elas, os neurônios, que são os principais responsáveis pelo funcionamento do órgão.

Exames preventivos podem contribuir para evitar o envelhecimento do cérebro. MITO.

Os neurotransmissores (substâncias que levam a informação de um neurônio ao outro ou a um tecido) também sofrem com mudanças durante o envelhecimento. VERDADE.

Já existem formas de frear o desenvolvimento das doenças neurodegenerativas, como Alzheimer e Parkinson. MITO.

O estilo de vida de um jovem pode influenciar, no futuro, no envelhecimento do seu cérebro. VERDADE. Um cérebro jovem deve ser estimulado e bem cuidado.

Pessoas que mantêm hábitos relacionados à atividade intelectual, como ler e estudar, têm uma menor predisposição a desenvolver demência. VERDADE.

A qualidade do sono é importante porque o cérebro desliga e, assim, estaremos descansados para o próximo dia. MITO. Para Valadares, o sono de qualidade é um dos principais elementos para manter a saúde do cérebro em dia.

A prática de atividades físicas que desenvolvam a musculatura corporal também pode contribuir para o cérebro. VERDADE.

Alimentação desregulada e excesso de álcool podem influenciar diretamente no envelhecimento do cérebro. VERDADE. Tanto o consumo excessivo de álcool, quanto açucares e alimentos processados em excesso podem influenciar o cérebro.

Suplementação com DHA é essencial para prevenção do envelhecimento cerebral. MITO. “O DHA está presente em nosso corpo e é parte essencial de nosso cérebro, mas ainda não está claro se consumi-lo pode ajudar no funcionamento do organismo. Como dito anteriormente, é importante ressaltar que também não existe, até o momento, uma forma de prevenir o envelhecimento do cérebro”, finaliza Valadares.

Responder