Botox para fins estéticos
Os dentistas já estão autorizados pelo Conselho Federal de Odontologia (CFO) a aplicar Botox e preenchedores faciais para fins estéticos. Já havia uma regulamentação de 2011 que autorizava o uso da toxina botulínica, mas apenas para disfunções, dores e outros motivos relacionados à saúde. Com a nova regulamentação, os dentistas podem fazer o procedimento na área anatômica de atuação do profissional de odontologia.
A classe profissional comemorou a decisão. Para o especialista em cirurgia bucomaxilofacial e implantodontia, Henrique Taniguchi, o CFO levou em consideração a capacidade técnica desses profissionais para realizar o procedimento com segurança. “O dentista estuda a face durante todos os anos de graduação”, explicou Taniguchi: “Conhece os ossos e a musculatura da face, o sorriso, ou seja, tudo o que deixa o sorriso mais bonito, já que sorrir não tem a ver só com dente, é a harmonia facial também. Tem a ver com o quanto a pessoa mostra os dentes, com a espessura do lábio, o que chamamos de corredor bucal. Portanto, são vários os detalhes que deixam o sorriso mais harmônico”.
O especialista explica que a regulamentação proporcionará ao dentista trabalhar com a reabilitação facial dos pacientes e, consequentemente, melhorar a autoestima de quem procura os consultórios: “Além de reabilitar para perdas dentárias, para funções estéticas de facetas de porcelana e clareamento, agora o profissional poderá trabalhar também nessa reabilitação da face, no rejuvenescimento facial por completo”.