Faz bem à saúde!
A ideia de trabalhar ou morar em um ambiente que lembre a natureza pode agradar muitas pessoas e é possível graças a biofilia, que, de acordo com a arquiteta Luana Silveira, da GrowT, é uma forma de incluir elementos naturais nos espaços: “Assim, conseguimos ter um ambiente mais saudável, vivendo com mais saúde”.
Uma pesquisa realizada pela Universidade Chiba, no Japão, reuniu 168 voluntários, colocando metade em uma floresta e outra para andar em centros urbanos. Entre os resultados, as pessoas que tiveram contato com a natureza apresentaram uma diminuição de 16% no cortisol, que é o hormônio do estresse, 4% na frequência cardíaca e 2% na pressão arterial.
Quando a pessoa opta por esse tipo de arquitetura, ela está satisfazendo a necessidade do ser humano de estar associado à natureza. Além disso, o uso do design biofílico nos projetos proporciona conforto e bem estar para quem frequenta esse tipo de local. “A utilização desse conceito também estimula a criatividade e ajuda na concentração e produtividade, sendo muito eficiente em ambientes como escritórios”, acrescenta Luana, ao citar características da biofilia:
Luz e ventilação natural. Além de economizar energia, a luz e a ventilação natural proporcionam bem-estar. É possível usar pé direito alto, ventilação cruzada e por diferença de temperatura, além e torres de vento. Telhado verde. Coberto por plantas, é ecológico e vem ganhando muito espaço dentro das construções. Jardim Vertical. Pode ser aplicado tanto na área externa quanto na área interna de ambientes residenciais e comerciais. A técnica mistura plantas, flores e cores e ainda melhora isolamento térmico. Água. Para esse tipo de decoração, a arquitetura pode ter lagos artificiais, paredes com água e piscinas naturais. Ar livre. Sempre que possível, é interessante apostar em ambientes ao ar livre para esse tipo de arquitetura, pois facilitam na parte de iluminação, ventilação e nas decorações que remetem à natureza.