Ambiente ressignifica valores comerciais
Arquiteta Juliana Neves, da Kube Arquitetura, preparou projeto na exposição de containers na fábrica da Portinari, em Criciúma, Santa Catarina, inspirado no tema “ressignificar o morar”. A proposta é um ambiente comercial, um ateliê de joias, que trabalha valores humanos em vez de objetos. Levando em conta as transformações permeadas pela pandemia, o conceito cria uma loja na qual estão expostos valores percebidos pelas pessoas.
Os objetos remetem ao lugar “onde mora nossa alma”, com tecidos fluídos e iluminação a velas, ressaltando ideias de auto-cuidado, contato com a natureza, foco em si mesmo, valorização do tempo e da presença. Utilizando a paleta de cores em branco, com o brilho e a calmaria que o tom proporciona para resgatar esses valores, a arquiteta utiliza os porcelanatos de grande formato Recital, Neutral, Soberano e Apuan. As peças foram utilizadas do piso aos mobiliários, com implementação das técnicas clássicas às mais inovadoras – para a criação de mesas e bancadas revestidas de porcelanato, tornando a experiência moderna e harmonizada ao mesmo tempo. “Os produtos nessa paleta de tom são muito flexíveis, fáceis de serem usados das mais diversas formas”, explica a arquiteta.
Para finalizar o projeto, frases de poetas permeiam os espaços, em objetos e nas paredes, deixando a mensagem mais direta para quem visita o container e mergulha na subjetividade da proposta: “Nos apaixonamos pela paleta Bone White desde o início, pois as cores trazem o aconchego que buscamos evidenciar com o tema da criação. Os tons em branco e o brilho das peças refletem esse morar dentro de si, com a paz, a calmaria e o equilíbrio que todos nós precisamos buscar”.