R$ 50 milhões em obras ferroviárias
A Rumo está investindo este ano cerca de R$ 50 milhões em diversas frentes de obras de suas operações no Porto de Santos, no litoral de São Paulo. A companhia responde pelo arrendamento da malha ferroviária da Portofer, que dá acesso aos terminais instalados dentro da área do porto organizado.
Chamado de “Revitalização de Santos”, o projeto iniciado em 2015 prevê o aporte de R$ 204 milhões em obras de melhorias e modernização até 2021. Nos últimos três anos, já foram aplicados R$ 109,8 milhões. Para os próximos três anos, serão investidos mais R$ 70 milhões.
No total, a companhia pretende trocar 150 quilômetros de trilhos (para outro com perfil mais robusto) e 117 AMVs (Aparelhos de Mudança de Via), e também substituir 70 mil dormentes por outros de qualidade superior. Passagens de nível estão sendo revitalizadas e sistemas de drenagem estão sendo construídos ao longo de todo o trecho, que abrange as cidades de Santos e Guarujá.
Junto com a revitalização, três obras de capacitação da ferrovia se destacam: a remodelação do pátio do Macuco; a readequação do layout ferroviário do corredor de exportação; e a construção da terceira linha na região do Paquetá.
Com investimento total de R$ 39,9 milhões, a remodelação do pátio do Macuco prevê conclusão no primeiro semestre de 2020. Ele faz parte do projeto do Governo Federal de Revitalização da Avenida Mário Covas, no trecho entre o Canal 4 e a Ponta da Praia. Ao final das obras, quatro vias contínuas de 2.400 metros permitirão a operação de descarga dos trens de grãos e celulose com maior segurança, menor custo e mais produtividade. No ano passado, foram investidos R$ 3,3 milhões, e neste ano R$ 6 milhões.