Edição 356 Setembro 2024
Edição 356Setembro 2024
Segunda, 14 De Outubro De 2024
Editorias

Publicado na Edição 265 Fevereiro 2017

Divulgação

Prudência no uso da buzina

Evite toques mais longos na buzina: além de ser proibido, o som pode assustar o outro motorista e causar algum acidente

Prudência no uso da buzina

Nelson Tucci

Quem nunca se irritou com aquela mocinha mimada que buzina pra qualquer coisa e faz biquinho? Ou com aquele senhor que parece ser o dono da rua e desconta toda a sua raiva e frustração com um buzinaço? E os motoqueiros, então?

Para Alessandro Rubio, coordenador técnico do Centro de Experimentação e Segurança Viária da Mapfre (Cesvi Brasil), o (a) motorista deve estar atento (a) “à segurança e ao mal uso de equipamentos”, pois a legislação estabelece infração leve e pune com 3 pontos na CNH e multa de R$ 88,38. “No trânsito, é importante que o condutor seja prudente e dê um simples toque como advertência ao pedestre ou para outros motoristas com o objetivo de evitar acidente; apenas isto”, recomenda. E acrescenta: “Outra dica é evitar toques mais longos na buzina, uma vez que, além de ser proibido, o som pode assustar o outro motorista e causar algum acidente”.

Além de perder a sua efetividade em determinado momento, a buzina histérica pode render penalização. O Código de Trânsito Brasileiro não permite que a buzina reproduza sons contínuos ou intermitentes, ou seja, caso o agente de trânsito identifique que uma buzina musical tem o som contínuo, o motorista poderá ser multado, adverte Alessandro Rubio.

De acordo com o médico Claudio Tafla, os/as motoristas deverão estar atentos/as a qualquer sintoma nos ouvidos: “Devemos sempre ter uma ação preventiva em relação à saúde. O trânsito, que é um local estressante e pode gerar problemas a todos os órgãos do corpo, tem na poluição sonora um dos principais causadores de lesões aos ouvidos, principalmente quando os ruídos são altos e constantes, como o de motores, gritos, música alta e muitos outros. Ter atenção om o uso de fones de ouvido, também é um cuidado preventivo”.

Leia Veículos & Negócios atualizada semanalmente em www.veiculosenegocios.blogspot.com.br

Responder