Mobilidade verde ganhará R$ 130 MM
Nelson Tucci
O governo, através do Ministério da Ciência & Tecnologia e da Empresa Brasileira de Pesquisa e Inovação Industrial (Embrapii), promete aplicar R$ 130 milhões em inovação para toda a cadeia automotiva, com vistas à mobilidade sustentável. No último dia 21 houve o lançamento da “Rede de Inovação em Mobilidade, Logística e Descarbonização”.
De acordo com José Gustavo Gontijo, secretário do Ministério de C&T, o país pode encontrar boas oportunidades no setor. “Hoje a gente vê o que acontece com os preços dos combustíveis no mundo. E se pensarmos em formas de transformar esse setor, que é tão importante para o país, mais sustentável, certamente vai trazer para o Brasil oportunidades ímpares não só do ponto de vista industrial, mas também tecnológico”, diz, acrescentado que a rede de mobilidade vai apoiar empresas e startups que desenvolvam soluções para o setor de mobilidade.
TRUCKS – Enquanto o discurso oficial cresce, as companhias privadas botam a mão na massa. É o caso da Volvo Trucks que pretende, até 2030, colocar em produção caminhões elétricos com células de combustível movidas a hidrogênio. Atualmente existem elétricos movidos a bateria.
Essa combinação de caminhões elétricos a bateria e a célula de combustível permitirá a completa eliminação das emissões de CO2. Segundo o CEO da companhia, Roger Alm, a Volvo já inicia os testes de veículos movidos a hidrogênio (na Europa), cuja autonomia pode chegar a 1.000 km, emitindo apenas vapor d’água.
Apertem os cintos, o futuro já chegou!Leia Veículos & Negócios atualizada semanalmente em www.veiculosenegocios.blogspot.com.br