Edição 358 Novembro 2024
Edição 358Novembro 2024
Sexta, 13 De Dezembro De 2024
Editorias

Publicado na Edição 317 Junho 2021

Divulgação

Mapeamento para monitorar impacto ambiental

Fábrica da Roca Brasil Cerámica, em Campo Largo/PR

Mapeamento para monitorar impacto ambiental

A Roca Brasil Cerámica compartilhou o resultado de sua Análise de Ciclo de Vida (ACV), que monitora o impacto de seus processos e produtos no meio ambiente. “Somos a primeira indústria de revestimentos cerâmicos nacional a investir em tal mapeamento”, afirmou o managing director Sergio Wuaden: “Acreditamos na relevância desses indicadores para nosso planejamento estratégico, entendendo os desafios e oportunidades que a Roca Brasil Cerámica tem pela frente, para trabalhar sempre com muita ecoeficiência”.

A ACV mapeou as etapas de extração da matéria-prima, transporte de insumos e produção dos revestimentos da fábrica 1 da empresa, em Campo Largo/PR. O documento é ponto de partida para novas metas sustentáveis da empresa, que já iniciou o monitoramento em sua outra unidade fabril, em São Mateus do Sul/PR, com previsão de conclusão para dezembro.

A Roca reavaliou seus processos após o desenvolvimento da ACV e já conta com resultados concretos. Um exemplo foram as contínuas melhorias no uso água. Hoje, utiliza 49% menos água que a média brasileira divulgada para 1 m² produzido em processos de via úmida. A empresa também trata 100% da água utilizada em seus processos. A quantia de água excedente devolvida à bacia hidrográfica do rio Cambuí tem a garantia de uma qualidade maior do que a da água original.

A extração responsável é outro ponto de destaque. 64% dos insumos são originários do Paraná, o que, além de reduzir o impacto ambiental resultante do transporte, incentiva a economia local. As quebras de materiais que ainda não passaram pelo processo de queima são retornadas e reinseridas ao início do processo produtivo, já as quebras de materiais que passaram pelo processo de queima são enviadas a outras empresas, que as reaproveitam como matéria-prima.

Além do controle de resíduos, a tecnologia empregada na fabricação dos produtos é essencial para a economia de insumos. Entre outros quesitos, 79% da energia utilizada é proveniente de fontes limpas e os fornos nas unidades operam apenas com gás natural.

Responder