Importância das soft skills na contratação
Com a adoção de novos modelos de trabalho e a transformação vivenciada pelo mundo corporativo nos últimos anos, habilidades que vão além do conhecimento técnico, formação e operacional, adquiridas em experiências anteriores, passaram a ser igualmente avaliadas pelas companhias. Denominadas soft skills, as habilidades interpessoais são consideradas por 92% dos recrutadores tão ou mais importantes que as hard skills, conforme o Global Trends Report, feito pelo LinkedIn. O estudo apurou que 89% das contratações que não foram bem-sucedidas atribuem-se à ausência das características comportamentais e emocionais adequadas. A capacidade de liderança envolve competências como a empatia, a inteligência emocional, comunicação eficiente e objetiva, flexibilidade, criatividade, resiliência, e espírito de equipe. Habilidades como estas, atreladas ao conhecimento prático, formam um conjunto de pré-requisitos necessários aos que desejam galgar posições de destaque nas companhias. Para Heloísa Capelas, especialista em autoconhecimento e inteligência emocional, a capacidade de trabalhar em equipe é crucial: “Saber trabalhar em equipe é o melhor caminho. Cada pessoa tem um jeito especial, particular e impressionante de resolver de diferentes jeitos o mesmo problema, e isso se torna ainda mais evidente em equipes diversas. É preciso ter abertura para novas ideias, tranquilidade para entrega, espírito de colaboração, sagacidade, vontade de ver o diferente, disponibilidade de ouvir e coragem de falar e se posicionar, explicar pontos de vista, e equilibrar as diferentes ideias”.