Força de trabalho digital em ações repetitivas
Processar pedidos de compras; emitir, registrar e enviar notas fiscais; processar ressarcimento de despesas e aprovar cadastros para abertura de contas bancárias. Todos são processos feitos por funcionários em tarefas que podem durar horas e, em alguns casos, dias. Mas todos esses procedimentos podem ser automatizados com o uso de uma nova tecnologia chamada Robotic Process Automation (RPA), em tradução livre, Automação Robótica de Processos. “A redução no tempo de processamento das tarefas é perceptível. O processo de análise de cadastro para abertura de contas bancárias, por exemplo, pode durar alguns dias, mas com a solução RPA, é feito em poucas horas”, explica José Arthur Brasileiro, especialista em RPA e CEO da Virtual Think.
A tecnologia utiliza softwares robô para desempenhar atividades laborais feitas por humanos em ambientes digitais. A chamada força de trabalho digital agiliza as tarefas e, portanto, contribui para o aumento de produtividade. Além disso, a RPA confere mais segurança aos processos, o que é importante no contexto da Lei Geral de Proteção de Dados (LGPD).
A tecnologia pode ser aplicada a todas as empresas que querem melhorar seus processos de negócios. “A RPA permite reduzir os custos operacionais, melhorar eficiência corporativa e a entrega de produtos e serviços e, consequentemente, aumentar a receita de uma companhia”, acrescenta Brasileiro.
A Robotic Process Automation é o segmento de crescimento mais rápido do mercado de software empresarial.