Dexco comemora resultados
A Dexco, detentora das marcas Deca, Portinari, Hydra, Duratex, Castelatto, Ceusa e Durafloor, registrou receita líquida de R$ 2,2 bilhões no terceiro trimestre do ano, 37% maior do que no 3T23. O Ebitda ajustado e recorrente do trimestre foi de R$ 677 milhões, considerando os R$ 217 milhões advindos do negócio de celulose solúvel, representado pela LD Celulose, joint venture com a austríaca Lenzing, o que representa crescimento de 47% na comparação anual. O lucro líquido recorrente apresentou resultado positivo de R$ 125 milhões, enquanto o pro forma (incluindo resultado do negócio de celulose solúvel) foi de R$ 184 milhões.
A divisão Madeira, com as marcas Duratex e Durafloor, apresentou Ebitda ajustado e recorrente de R$ 407 milhões no terceiro trimestre, o que representa crescimento de 42% na comparação anual, com evolução de margem no período. A receita líquida foi de R$ 1,45 bilhão, 27% maior do que no 3T23. Neste trimestre, a Dexco registrou altos patamares de volume de venda de painéis de madeira, resultado alavancado pelos altos níveis de demanda de painéis nos canais de varejo e da indústria moveleira. Ao final do trimestre a Dexco, buscando rentabilizar seus ativos florestais, realizou, de forma pontual, negócios florestais que acabaram por impulsionar seus resultados.
“O sólido desempenho em painéis de madeira foi motivado pelo cenário favorável do mercado”, avalia Antonio Joaquim de Oliveira, CEO da Dexco: “Tivemos um bem-sucedido repasse de preço e melhora no mix de produtos, atrelados a uma eficiente gestão de custos, impulsionando melhoria sequencial e anual da Receita Líquida Recorrente. No ambiente setorial, vimos a manutenção dos altos patamares de volume tanto no mercado interno, quanto no mercado externo, e altos níveis de ocupação fabril favorecidos pelo aumento da demanda de MDP e MDF pela indústria moveleira e pelo setor de varejo”.