Turismo de experiência em Socorro
A Estância Hidromineral de Socorro, localizada no Circuito das Águas Paulista, no interior do estado de São Paulo, oferece diferentes modalidades de turismo, entre as quais a de experiência. A opção está inserida ao ar livre, em meio à natureza, o que é um grande diferencial nesta época de pandemia.
Para a Associação de Turismo da Estância de Socorro (Astur), a ideia é que o turista aprenda e viva algo novo, seja visitando uma fazenda de café e conhecendo a importância dela para o entorno, seja saboreando um bolinho de chuva e lembrando a infância.
Em Socorro, o apreciador de café pode fazer a visita guiada na Fazenda 7 Senhoras. Nela, conhecerá a plantação e o processo de beneficiamento do café, conduzido por um guia que apresenta a história da fazenda e o trabalho no pós-colheita, que compreende a etapa da via úmida, terreiro, secadores, bem como a unidade de beneficiamento e seleção de grãos.
Outra vivência é o Pan de Palo no Mirante Pedra Bela Vista. A receita peruana foi ambientada em um dos pontos mais altos de Socorro. A massa do pão é colocado em uma haste de madeira para possibilitar que a pessoa asse na brasa da fogueira.
Quem cresceu ou passou férias no campo vai adorar o café caipira do Rancho Pompéia, com mesa farta na varanda, cheia de guloseimas feitas com amor e capricho.
Outro lugar para voltar à infância é o sítio Sabores do Currupira. O café caipira possui mais de 20 itens caseiros que incluem diversos tipos de bolos, tipos de pães caseiros.
A cervejaria Quinta do Malte – mais antiga cervejaria artesanal da cidade e instalada em meio à natureza – produz uma linha de cervejas e chopes artesanais, mediante processos que garantem uma bebida de sabor único e exclusivo.
A rede dos Sonhos engloba os hotéis fazenda Campo dos Sonhos, Parque dos Sonhos e Colina dos Sonhos, com experiências que engajam e estimulam o envolvimento com a comunidade e a cultura local.