Serra Negra quer movimentar turismo
A estância turística de Serra Negra ganhou em maio uma réplica da Fontana di Trevi, um dos monumentos mais importantes de Roma, na Itália. A versão brasileira recebeu investimento de R$ 1,6 milhão, sendo R$ 505 mil de convênio com a Secretaria de Turismo e Viagens do Estado de São Paulo (Setur-SP). “Está tudo muito bonito, das esculturas ao sistema de iluminação e paisagismo”, disse o secretário de Turismo e Viagens de SP, Roberto de Lucena: “Sem dúvidas uma parada obrigatória para quem visita o Circuito das Águas Paulista, uma nova atração que vai impulsionar o turismo na região”.
A obra ocupa área de 370 metros quadrados, tem 11 metros de altura e quase 21 metros de largura, 40% do tamanho original. O espelho d’água, com seus 16 mil litros de água, é iluminado por 40 projetores de luzes subaquáticas em LED que valorizam as esculturas. Se a tradição italiana for mantida em Serra Negra, os turistas passarão a jogar uma moeda no espelho d’água na esperança de ter um desejo realizado.
“Esta obra é um sinal de agradecimento a tudo o que os italianos nos ensinaram e fizeram pelo desenvolvimento de Serra Negra através do café, do vinho, da gastronomia, do comércio e todos os setores da nossa sociedade”, frisou o prefeito Elmir Chedid: “Além de ser um meio de atrair e agradar os turistas é uma forma de homenagear também a nossa população, que será beneficiada com mais trabalho, emprego e renda e com mais um ponto turístico, entre muitos outros que tem Serra Negra, para contemplação e lazer”.
O turismo é a principal atividade econômica de Serra Negra e está relacionado às propriedades radioativas de suas águas minerais, indicada para diversos tratamentos de saúde. Com ampla rede hoteleira, a estância oferece contato com a natureza, clima de montanha, ar puro e tranquilidade. Também se destaca pelo turismo rural e de aventura, com visitação a fazendas de café, produtores de queijos e vinhos.
Serra Negra ainda é conhecida pelo Monumento ao Cristo Redentor, acessível por teleférico, que oferece uma vista privilegiada da cidade a mais de 1.000 metros de altura. No Turismo de Negócios, a estância oferece complexos para sediar eventos, além de gastronomia de qualidade e comércio robusto, com variedade de produtos em lã, linha, couro, artefatos de madeira e laticínios. O Circuito das Águas Paulista é composto por nove municípios: as estâncias de Águas de Lindóia, Amparo, Holambra, Lindoia, Monte Alegre do Sul, Serra Negra e Socorro, além das cidades de Jaguariúna e Pedreira.