Experiências sensoriais na “Cuesta Paulista”
Intitulada a “terra das emoções”, Pardinho está bem na parte central do estado de São Paulo, a cerca de 240 km da capital paulista e pode ser considerada a porta de entrada da região da “Cuesta Paulista”. O município investe em atividades de aventura, tendo como pano de fundo a vista do Gigante Adormecido, uma atração geográfica famosa que compõe o principal cenário da cidade e é ponto obrigatório de visitação e contemplação de toda a região. Seu relevo favorece cachoeiras em paredões perfeitos para rapel e caminhadas de todos os níveis, além de trilhas acidentadas muito apreciadas por ciclistas.
Pardinho se destaca pela localização, altitude e clima que confere o famoso “terroir da Cuesta”, presente nos cafés e queijos premiados da região. O conhecido queijo Mandala, da Pardinho Artesanal (duas vezes “super ouro” no Concurso Mondial du Fromage), é fabricado de forma artesanal associada à alta tecnologia para preservar na sua matéria-prima, o leite, todas as características locais. Os cafezais completam a paisagem e agradam aos mais variados paladares na diversidade de marcas, como Cuesta Café da Fazenda São Pedro do Pardinho, Café Daqui e Café Pelossini do Sítio Daniella.
A Tirolesa do Gigante fica na Estrada Municipal Constantino Pauletti, km 6. A parada é obrigatória para quem vai conhecer a cidade. Afinal é ali que se tem uma das mais belas paisagens, com o Gigante Adormecido ao fundo. Trata-se de uma formação rochosa que aparenta um gigante deitado apreciando o céu. O relevo fica na cidade vizinha de Bofete, mas é a partir da cidade de Pardinho que se tem a melhor vista.