Brasil sediará os Jogos Mundiais Indígenas
O Brasil está na contagem regressiva para receber mais de 2 mil atletas na primeira edição dos Jogos Mundiais Indígenas no país, que acontecerão em Palmas, no Tocantins, de 23 de outubro a 1º de novembro. Ao evento, organizado pelo Comitê Intertribal Indígena (ITC) em parceria com a prefeitura e o Ministério do Esporte, é esperada a participação de 24 etnias indígenas brasileiras, além de 22 etnias internacionais.

Vila dos Jogos Indígenas
Principal local de competições, a Vila dos Jogos está localizada no entorno do Estádio Nilton Santos, região Sul de Palmas, e se prepara para receber as estruturas temporárias, previstas no projeto de cooperação técnica internacional entre o Programa das Nações Unidas para o Desenvolvimento (PNUD), o Ministério do Esporte e a Agência Brasileira de Cooperação (ABC), vinculada ao Ministério das Relações Exteriores. A previsão é que a infraestrutura básica da Vila esteja concluída no início de agosto.
Entre os países que disputarão os jogos estão a Argentina, os Estados Unidos, o Chile, o Paraguai e o Uruguai. Eles são, também, os principais países emissores de estrangeiros para o Brasil, segundo o novo Anuário Estatístico do Ministério do Turismo. Outros 17 países também confirmaram a participação no campeonato.
As modalidades disputadas estão divididas em jogos tradicionais praticados pelos nativos, como o tiro com arco e flecha e o Xikunahity, futebol de cabeça, e os jogos ocidentais de competição, como atletismo e natação.
De acordo com o secretário Nacional de Políticas de Turismo do MTur, Júnior Coimbra, o Ministério do Turismo está empenhado em monitorar e capacitar a rede hoteleira de Palmas: “O evento será de grande visibilidade, uma oportunidade para os tocantinenses receberem bem os turistas. A cidade está montando uma estrutura e a rede hoteleira vem sendo ampliada. Além disso, pela duração do evento, será possível conhecer outros municípios, como o Jalapão e as praias banhadas pelos rios Araguaia e Tocantins”.
Os governos locais vêm investindo em cursos técnicos de qualificação profissional para segmentos ligados à gastronomia e ao receptivo de meios de hospedagem. Regiões turísticas fora da capital, como Jalapão e Cantão, também serão contempladas com iniciativas para aprimoramento de mão de obra no setor turístico.
Palmas é uma cidade planejada e possui exuberante conjunto arquitetônico e jardinagem especial. Entre os atrativos, destaca-se o lago formado pela usina hidrelétrica de Lajeado, onde podem ser feitos passeios de barco e pranchas, além da vocação para a prática do ecoturismo entre trilhas, vales e cachoeiras.