Postos de Salvamento. Vigilantes da orla praiana
Pouca gente sabe, mas os seis Postos de Salvamento que se estendem pela orla foram oferecidos à população pelo Rotary Club de Santos, antes mesmo de os jardins serem efetivamente urbanizados.
O inicio da construção aconteceu em 1928. As obras duraram quatro anos, terminando com a entrega – registrada em ata do clube – no dia 25 de maio de 1932. Ainda segundo o documento do Rotary, o prefeito Aristides Bastos Machado e o capitão Bianco Pedroso, delegado regional, estavam na reunião em que o presidente do clube, Antenor Maciel de Bué, fez a entrega dos postos com as seguintes palavras: “O Rotary, tomando a si essa iniciativa, empregou o melhor de seus esforços para torná-la realidade”.
Desde 2007 os postos de salvamento ganharam uma placa para lembrar a participação do clube na história do jardim.
“Ao comemorar oitenta anos de existência, o Rotary Club de Santos relembra a data de 12 de maio de 1932, quando foram inaugurados os postos de salvamento na praia de Santos, iniciativa do Clube, em colaboração com a Prefeitura Municipal; sendo prefeito o dr. Aristides Bastos Machado e o presidente do Rotary Antenor Maciel de Bué. – Santos, 26 de fevereiro de 2007.”
Em 2011, a Prefeitura concluiu a construção do Posto 7, o único com layout diferente dos anteriores.
Atualmente cada um dos postos tem outra função além da original. Posto 1 – Guarda Municipal; Posto 2 – Escolinha Radical; Posto 3 – Laboratório Municipal de Controle Ambiental; Posto 4 – Cine Arte; Posto 5 – Gibiteca Municipal Marcel Rodrigues Paes; Posto 6 – Biblioteca Mário Faria. Posto 7 – Bombeiros.
Conheça o trabalho desenvolvido pela Fundação Arquivo e Memória de Santos: acesse o site www.fundasantos.org.br