Edição 353Junho 2024
Sexta, 21 De Junho De 2024
Editorias

Publicado na Edição 330 Julho 2022

Toalete do gato com muito carinho

Toalete do gato com muito carinho

Filetti: “O ideal é escovar o felino diariamente”

O médico veterinário Eduardo Ribeiro Filetti elencou dicas para a toalete do seu felino de estimação, o que serve não só para prevenir doenças, como também para demonstrar todo o carinho com seu amiguinho. Para gatos de pelo curto, estes são os acessórios necessários para manter uma toalete adequada: uma escova de nylon dura, uma escova mole, um pedaço de tapete e uma tolha. Já para gatos de pelos compridos o ideal é uma escova com fundo pneumático (nunca nylon, pois este material arranca o pelo comprido), um pente fino cata-pulgas e piolhos e um pente com dentes com distância de 2 cm.

Segundo Filetti, o ideal é escovar o felino diariamente, pois os pelos mortos vão sair na escova, evitando a ingestão. “Para os gatos de pelos compridos, escove no sentido cabeça–rabo e em seguida passe o pente fino na cabeça. E para os gatos de pelo curto, escove sentido cabeça-cauda com escova de nylon. Em seguida, repita o ato com escova mole e depois passe pedaço de tapete de veludo”.

Com relação às patas e orelhas, ele diz que podem ser limpas duas vezes por semana com álcool e glicerina: “Para evitar o mau cheiro nos ouvidos, uma boa dia é colocar uma gota de álcool semanalmente. Neste álcool podem ser adicionados alguns cravos-da-índia, que vão dar cheiro especial nos ouvidos”.

O veterinário alerta que o excesso de pelos na região dos olhos deve ser retirado para evitar conjuntivite traumática. O banho a seco pode ser realizado semanalmente nos felinos com talco próprio e de boa qualidade e, após isto, o pet deve ser penteado com técnica descrita anteriormente. E atenção: “O corte de unha é indicado para os felinos domésticos, pois evita que eles arranhem móveis e pessoas. Para felinos que têm hábito de sair de casa, ela não deve ser cortada, pois serve como instrumento de defesa”.

Os banhos com água devem ser realizados mensalmente, porém, é importante que o tutor acostume desde filhote. “A água deve ser morna e é fundamental colocar algodão nos ouvidos, para evitar que entre água”, diz Filetti, ponderando que essa história que gato não toma banho é pura invenção. Mas, tome cuidado, pois se o gato é adulto ele pode não estar acostumado…

. Rede especializada em colchões e estofados, Anjos Colchões & Sofás, lançou linha de sofás e poltronas para cães e gatos. São mais de 30 opções, nos formatos Ponteio Pet, Alure Pet e Zafira Pet, para atender diferentes portes de animais. “Para quem busca mais qualidade para os animais de estimação, a nova linha para pets é ideal”, sintetiza Leonardo dos Anjos, diretor de expansão da rede: “Os tutores podem contar com um produto mais sofisticado e que combine com os móveis da casa, sem perder a estética do ambiente”.

Responder